Using moran's I to plan potential regional aviation airports: The case of Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1369Palavras-chave:
Moran’s I, Airport planning, Regional aviation.Resumo
Restrições de custo são um desafio para o tomador de decisão em transportes, que precisa priorizar aqueles projetos que são mais prováveis de alcançar os resultados projetados. Esse pode ser o caso de determinar aeroportos que são mais prováveis de terem serviços de companhias aéreas. Por isso, ter um método que auxilia o analista de transportes a identificar locais com potencial para serviços regulares de aviação é fundamental para o planejamento. Esse artigo utiliza a estatística I de Moran para a variável “viagens de ônibus geradas pelos municípios” para identificar locais com potencial para ter serviços regulares de aviação, utilizando dados de viagens geradas por ônibus de 2005 à 2014, porque essa estatística é amplamente utilizada para analisar correlação espacial. Uma pesquisa online com as empresas aéreas também foi feita, perguntando se elas teriam interesse em operar em qualquer um dos 40 aeroportos, que não tem serviço regular de aviação até o final de 2015. Utilizando os dados da pesquisa aplicada às companhias aéreas e as viagens rodoviárias geradas por todos os 5565 municípios brasileiros de 2004 a 2015, pode-se verificar que as localidades de interesse das companhias aéreas foram as regiões consideradas pelos quadrantes Alto-Alto e Alto-Baixo do Moran Map. Esse resultado mostra que o índice I de Moran é uma boa ferramenta de planejamento para identificar localidades com potencial para voos regulares, uma vez que as regiões potencias indicadas pelo indicador foram as mesmas indicadas pelas empresas.Downloads
Referências
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