Dimensionamento da frota de navios de derivados claros para cabotagem: proposta de modelo de otimização

Autores

  • André Augusto Soares Vieira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Silvio Hamacher Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Iuri Martins Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1315

Palavras-chave:

Dimensionamento de frota de navios, Transporte marítimo, Logística do petróleo, Transporte industrial.

Resumo

O setor de Óleo e Gás depende fortemente do transporte marítimo para movimentar grandes volumes de petróleo e derivados. Neste sentido, este artigo propõe um modelo de programação linear inteiro misto cujo objetivo é dimensionar o tamanho da frota e o porte dos navios para o transporte de derivados claros restritos à navegação de cabotagem de uma empresa real. O modelo proposto auxiliou os programadores a definir quantos navios são realmente necessários para atender os compromissos assumidos dentro de um horizonte de planejamento pré-estabelecido. Comparando este resultado com o número de navios já contratados e disponíveis, pode-se, eventualmente, liberar navios para realizar viagens de longo curso, evitando assim a contratação de navios em Voyage Charter Party para este fim, além de reduzir a sobre-estadia nos períodos de baixa movimentação, quando a frota contratada se torna superdimensionada.

 

 

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Biografia do Autor

André Augusto Soares Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Engenharia de Produção pelo Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio e Engenheiro de Produção no Abastecimento da Petrobras.

Silvio Hamacher, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Dr. Silvio Hamacher é Professor Assistente do Quadro Principal. Ingressou no Departamento de Engenharia Industrial em 1996. Membro das Áreas de Concentração Transporte e Logistica e Gerência de Produção.

Histórico:

  • Doutorado em Pesquisa Operacional, 1991 – 1995, Ecole Centrale Paris, França;
  • Mestrado em Engenharia Industrial, 1988 – 1991, COPPE-UFRJ, Brasil;
  • Graduado em Engenharia Produção Civil , 1983 – 1987, PUC-Rio, Brasil.

Iuri Martins Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestrando em Engenharia de Produção no Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio. Bacharel em Engenharia de Produção pela PUC-Rio.

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Publicado

29-10-2017

Como Citar

Vieira, A. A. S., Hamacher, S., & Santos, I. M. (2017). Dimensionamento da frota de navios de derivados claros para cabotagem: proposta de modelo de otimização. TRANSPORTES, 25(3), 75–89. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1315

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica