Dimensionamento da frota de navios de derivados claros para cabotagem: proposta de modelo de otimização
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v25i3.1315Palavras-chave:
Dimensionamento de frota de navios, Transporte marítimo, Logística do petróleo, Transporte industrial.Resumo
O setor de Óleo e Gás depende fortemente do transporte marítimo para movimentar grandes volumes de petróleo e derivados. Neste sentido, este artigo propõe um modelo de programação linear inteiro misto cujo objetivo é dimensionar o tamanho da frota e o porte dos navios para o transporte de derivados claros restritos à navegação de cabotagem de uma empresa real. O modelo proposto auxiliou os programadores a definir quantos navios são realmente necessários para atender os compromissos assumidos dentro de um horizonte de planejamento pré-estabelecido. Comparando este resultado com o número de navios já contratados e disponíveis, pode-se, eventualmente, liberar navios para realizar viagens de longo curso, evitando assim a contratação de navios em Voyage Charter Party para este fim, além de reduzir a sobre-estadia nos períodos de baixa movimentação, quando a frota contratada se torna superdimensionada.
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