Verificação multicritério das condições físicas para a segurança operacional aeroportuária

Autores

  • Ítalo Ponte Der Hovannessian Mota Departamento de Engenharia de Transportes Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira Universidade de Fortaleza (UNIFOR) http://orcid.org/0000-0002-4638-7621
  • Marcos Fábio Porto de Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v24i2.1033

Palavras-chave:

Análise Multicritério, Manutenção, Pavimentos, Aeroportos.

Resumo

A garantia da segurança operacional aeroportuária é uma tarefa imprescindível, compulsória aos operadores de aeródromos e de difícil aplicação, por envolver diversos parâmetros técnicos, diferentes metodologias de avaliação e custos. O presente artigo objetiva analisar a razoabilidade dos resultados de uma pesquisa realizada com especialistas em infraestrutura aeroportuária a partir dos aspectos físicos de pistas de pousos e decolagens para a garantia da segurança das operações e a priorização de atividades de manutenção e reabilitação (M&R). Considerando os parâmetros contidos na regulação nacional vigente, foram analisadas as condições de aderência, estruturais e funcionais por meio de uma Metodologia de Análise Hierárquica e o software Expert Choice, objetivando hierarquizar os critérios estudados. Os resultados da pesquisa mostram que as condições de aderência têm maior importância sobre as demais. Contudo, não devem ser aceitas como as únicas a serem priorizadas para a tomada de decisão sobre as estratégias de M&R.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Ponte Der Hovannessian Mota, Departamento de Engenharia de Transportes Universidade Federal do Ceará

Aluno de Mestrado em Engenharia de Transpportes

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transpportes

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutor em Engenharia de Transportes

Curso de Engenharia Civil
Centro de Ciências Tecnológicas
Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Marcos Fábio Porto de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Geotecnia

Departamento de Construção Civil

Referências

Agência Nacional de Aviação Civil (2012). Resolução N° 236: de 5 de Junho de 2012. Brasília: ANAC. 19 p.

Almeida, R. V. de O. (2006) Concepção de Modelos de Avaliação de Condições de Rolamento e Indicação de Priorização de Vias como Etapas de um Sistema de Gerência de Vias não Pavimentadas. 195 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes, Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

American Association of State Highway and Transportation Officials. (1997) E1889-97: Standard Guide for Pavement Management Implementation. Pennsylvania: Astm International. 4 p.

Causim, P. B. (2001) Estudo de um Sistema de Gerencia de Pavimentos para Cidades de Pequeno e Médio Porte. 2001. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Federal Aviation Administration. (2006) Advisory Circular 150/5380-7A: Airport Pavement Management Program. Washington: U.s. Department Of Transportation. 15 p.

Fernandes, C. I. C. dos S. H. (2010) Sistemas de Gestão de Pavimentos Aeroportuários Caracterização e Aplicabilidade: Caracterização e Aplicabilidade. 173 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Lisboa.

Gomes, L. F. A. M. (2001) Tomadas de Decisão são Facilitadas com Modelos Matemáticos. 2001. Disponível em: <http://www.comciencia.br/entrevistas/modelagem/autran.htm>. Acesso em 18 out. 2014.

Haas, R.; Hudson W. R.; Zaniewski, J. (1994), Modern Pavement Management. Krieger Publishing Company, Malabar, Florida, 1994

Nascimento, L. P. A. da S.(2010) Aplicação do Método AHP com as Abordagens Ratings e BOCR: Projeto F-X2. 150 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Aeronáutica e Mecânica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos.

Nunes Junior, L. F. (2006) Tomada de Decisão com Múltiplos Critérios: Pesquisa-Ação sobre o Método AHP em Pequenas Empresas. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Contabilidade e Administração, Departamento de Economia, Universidade de Taubaté, Taubaté.

Oliveira, F. H. L. de. (2009) Proposição de Estratégias de Manutenção de Pavimentos Aeroportuários Baseadas na Macrotextura e no Atrito: Estudo de Caso do Aeroporto Internacional de Fortaleza. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Oliveira, F. H. L. de. (2014) Exame de Qualificação da Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes. Departamento em Engenharia de Transportes. Centro de Tecnologia. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Saaty, T. L. (1990) How to make a decision: The Analytic Hyerarchy Process. European Journal of Operational Research. North-Holland, p. 9-26. DOI: 10.1287/inte.24.6.19

Saaty, T. L. (2008) Decision making with the analytic hierarchy process. International Journal of Services Sciences. Genebra, p. 83-98. DOI: 10.1504/IJSSCI.2008.017590

Shahin, M. y. (1995) Pavement Management for Airports, Roads, and Parking Lots. London. Chapman & Hall. 450 p.

Soares, U. P. (2006) Procedimento para a Localização de Terminais Rodoviários Interurbanos, Interestaduais e Internacionais de Passageiros. 343 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

12-09-2016

Como Citar

Mota, Ítalo P. D. H., Oliveira, F. H. L. de, & Aguiar, M. F. P. de. (2016). Verificação multicritério das condições físicas para a segurança operacional aeroportuária. TRANSPORTES, 24(2), 21–26. https://doi.org/10.14295/transportes.v24i2.1033

Edição

Seção

Artigos