Análise do custo do ciclo de vida do lastro ferroviário na estrada de ferro Vitória Minas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.981

Palavras-chave:

Lastro ferroviário. Custo do ciclo de vida.

Resumo

Na última década o gerenciamento da infraestrutura ferroviária no Brasil teve grandes mudanças em comparação com as décadas precedentes. O aumento do volume de mercadorias transportadas exigiu a reestruturação das ferrovias e tornou a gestão da infraestrutura uma questão importante. Como resposta as empresas ferroviárias passaram a trabalhar com ferramentas para análises quantitativas dos impactos de decisões de manutenção, para garantir a qualidade da infraestrutura em longo prazo e sustentar suas necessidades de orçamento. Neste trabalho foi desenvolvida uma abordagem baseada no custo do ciclo de vida do lastro ferroviário em função da variação das premissas do ciclo de desguarnecimento e do ciclo de socaria, a fim de propor uma estratégia de manutenção mais econômica para a Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM). Os estudos obtiveram que a solução de renovação de 50% do lastro é a mais econômica e os principais custos envolvidos são trem hora parado e socaria.

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Biografia do Autor

Fernando Sgavioli, POLI-USP

Engenheiro Civil, Doutorando em Geotecnia de Pavimentos, Mestre em Engenharia Geotécnica, Especialista em Engenharia Ferroviária e Gestão de Projetos, inglês fluente, atua a 10 anos liderando projetos na Vale S.A.. Experiência profissional no exterior, Barcelona (Espanha).

Edson Moura, POLI-USP

POLI-USP

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Publicado

09-11-2015

Como Citar

Sgavioli, F., Bernucci, L., Motta, R., Moura, E., & Costa, R. (2015). Análise do custo do ciclo de vida do lastro ferroviário na estrada de ferro Vitória Minas. TRANSPORTES, 23(4), 5–12. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.981

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica