Análise exploratória para a modelagem da frequência de acidentes de trânsito agregados ao nível de zonas de tráfego

Autores

  • Marcos José Timbó Lima Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Caio Assunção Torres Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Moraes de Oliveira Neto Universidade Federal do Ceará
  • Flávio José Craveiro Cunto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.927

Palavras-chave:

modelagem de segurança viária, modelos lineares generalizados, autocorrelação espacial.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise exploratória das variáveis que contribuem na modelagem da segurança viária ao nível estratégico e tático de planejamento. A princípio, uma base de dados geográficos de 126 zonas de tráfego é compilada a partir de dados socioeconômicos disponíveis, características da rede e dos acidentes georreferenciados. Visando separar os efeitos parciais das variáveis sobre a ocorrência de acidentes, a análise compreende: i) uma análise fenomenológica e de correlação que resultou na redução de variáveis preditoras, e ii) uma análise de regressão binomial negativa, que identificou os preditores significativos. Dada a natureza espacial dos dados geográficos, a suposição de independência espacial entre erros modelados é analisada. Os resultados confirmaram que os acidentes estão relacionados com a renda e atividade econômica, no nível estratégico, e a atributos físicos e de operação da rede, no nível tático. A evidência da dependência espacial no nível estratégico aponta direções para trabalhos futuros.

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Publicado

09-11-2015

Como Citar

Gomes, M. J. T. L., Torres, C. A., Oliveira Neto, F. M. de, & Cunto, F. J. C. (2015). Análise exploratória para a modelagem da frequência de acidentes de trânsito agregados ao nível de zonas de tráfego. TRANSPORTES, 23(4), 42–50. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.927

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica