Avaliação financeira dos mecanismos de concessão com prazo variável

Autores

  • Homero Neves da Silva
  • Fernando Dutra Michel
  • Luiz Afonso dos Santos Senna
  • Antonio Núñez

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v13i1.90

Resumo

Este trabalho é devotado à avaliação do risco de tráfego em concessões de infra-estruturas rodoviárias. Dentre os principais meios encontrados para minimizar os efeitos do risco de tráfego aos concessionários encontra-se a utilização de mecanismos de concessão baseado em contratos com prazo variável. Dois mecanismos têm sido desenvolvidos com este objetivo e foram avaliados neste trabalho: LPVR, proposto por Engel, Fischer e Galetovic e implantado no Chile em meados da década de 1990; e LPVNR, proposto por Nombela e de Rus a partir do final da mesma década. A avaliação dos mecanismos foi realizada utilizando simulação Monte Carlo. Para a realização da avaliação, foi desenvolvido um modelo financeiro que propiciasse análises de projetos com duração não definida exante. As variáveis utilizadas nos testes foram: as taxas de desconto utilizadas nos projetos; os horizontes de tempo das concessões (duração esperada); e a extensão máxima que a duração pode ter, além da duração esperada.

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Publicado

02-07-2005

Como Citar

Silva, H. N. da, Michel, F. D., Senna, L. A. dos S., & Núñez, A. (2005). Avaliação financeira dos mecanismos de concessão com prazo variável. TRANSPORTES, 13(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v13i1.90

Edição

Seção

Artigos