Impactos de investimentos em infraestruturas rodoviárias sobre o desenvolvimento regional no Brasil - possibilidades e limitações

Autores

  • Mauricio Oliveira Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Leonor Alves Maia Universidade Federal de Pernambuco
  • Oswaldo Cavalcanti da Costa Lima Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i3.797

Palavras-chave:

infraestruturas para o desenvolvimento regional, transporte rodoviário, impactos econômicos de rodovias

Resumo

Este artigo objetiva analisar as possibilidades e as limitações dos impactos produzidos por investimentos em infraestruturas rodoviárias sobre o crescimento econômico em nível local e regional. A discussão está apoiada em conceitos e experiências relatadas na literatura sobre as relações entre infraestruturas de transportes rodoviários e a dinâmica econômica regional, sob a ótica da economia espacial, mais especificamente sobre a teoria da decisão da localização de empresas; e sob a abordagem da economia dos transportes, que relaciona o tráfego gerado e induzido com as atividades econômicas. Como objeto empírico foram analisados os resultados, em nível regional, dos efeitos da duplicação da BR-232-PE, trecho Recife-São Caetano com 150 km de extensão, aberta ao tráfego em 2004, com período de avaliação até o final de 2010. As conclusões enfatizam a capacidade das infraestruturas rodoviárias em impactar positivamente na região diretamente beneficiada com relação ao crescimento da produção agregada, à geração de empregos, à abertura de novas empresas e ao crescimento da massa salarial. No entanto, observa-se também, que este projeto não foi capaz de: (i) produzir um crescimento equilibrado na região; (ii) alterar as relações hierárquicas entre as cidades; (iii) estimular a distribuição da renda; e (iv) ajudar a promover a sustentabilidade fiscal no nível das finanças públicas dos municípios beneficiados. 

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Biografia do Autor

Mauricio Oliveira Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil (UFPE-1978), Mestre em Engenharia Civil (UFPE-2006) e Doutor em Engenharia Civil - Transportes (UFPE-2012). Professor da Escola Politécnica de Pernambuco (UPE- 2007 a 2009), Professor Assistente da UFPE - CAA (2010 a fev/2013) e Professor Adjunto do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE (atual), lecionando disciplinas de infraestrutura dos transportes (Estradas 1, 2 e Pavimentos Rígidos), Tópicos Especiais de Transportes 2 e 3, Gestão das Infraestruturas, Transportes Urbanos e Engenharia Econômica. Tem 30 anos de experiência na área de consultoria de engenharia (1979 a 2009), com ênfase em Engenharia de Transportes, atuando principalmente em planejamento urbano, de sistemas viários e de transportes e no detalhamento de projetos rodoviários e de vias urbanas.

Maria Leonor Alves Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Urban Development Planning pela University College London (1991) e doutorado em Urban Development Planning pela University College London (1996), Reino Unido. Recentemente realizou estágio pos-doutoral na Bartlett School of Planning, University College London, Reino Unido, com foco na temática da mobilidade urbana sustentável. Professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, bolsista de produtividade do CNPq. É membro da RESET - Rede de Estudos de Engenharia e Socioeconômicos em Transporte, grupo multiinstitucional de pesquisa e consultoria e da RedPGV - Rede Ibero-americana de Estudos em Polos Geradores de Viagens, constituída por 26 universidade de 9 países. Tem experiência na área de Planejamento Urbano, com ênfase em Transporte e Uso do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, acessibilidade, transportes, mobilidade urbana e gestão urbana.

Oswaldo Cavalcanti da Costa Lima Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1972) , especialização em Pavimentação Rodoviária pelo Instituto de Pesquisas Rodoviárias (1972) , especialização em Gestão da Qualidade Em Serviços pela Universidade de Pernambuco (1998) , mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Engenharia Civil Transportes pela RWTHA Aachen University (1982) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal de Pernambuco, funcionário do Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas, Secretario de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Olinda e Revisor de periódico da Transportes (Rio de Janeiro). Atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos de Previsão da Demanda em Transporte, Planejamento de transporte urbano, Transferência de Modelos.

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Publicado

23-12-2015

Como Citar

Andrade, M. O., Maia, M. L. A., & Lima Neto, O. C. da C. (2015). Impactos de investimentos em infraestruturas rodoviárias sobre o desenvolvimento regional no Brasil - possibilidades e limitações. TRANSPORTES, 23(3), 90–99. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i3.797

Edição

Seção

Artigos