O transporte e a consolidação de um campus regional no interior do nordeste

Autores

  • Leonardo Herszon Meira Universidade Federal de Pernambuco
  • Maurício Oliveira de Andrade Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Leonor Alves Maia Universidade Federal de Pernambuco
  • Anísio Brasileiro Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v23i1.776

Palavras-chave:

acessibilidade estudantil, transporte fretado, transporte para campus regional.

Resumo

A política de interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior ocorrida nos últimos 10 anos no Brasil possibilitou a abertura de 2 novos campi da Universidade Federal de Pernambuco em municípios do interior do Estado.
Observa-se, no entanto, que essas estruturas foram instaladas em municípios que ofertam, de forma precária, serviços de transporte urbano e regional, impactando no acesso dos usuários a essas estruturas e afetando o desempenho acadêmico dos estudantes. Este trabalho investiga as condições de mobilidade ao Centro Acadêmico do Agreste – CAA, cujas atividades iniciaram em 2006. Foram realizadas seis pesquisas de campo: de contagem de veículos; de pessoas; de origem/destino; de opinião no transporte público; de opinião no transporte fretado; e de sobe-e-desce. Como principal resultado, aponta-se a atratividade do transporte fretado e sua importância para a consolidação do campus regional, com tempos de deslocamento semelhantes aos outros modos, para viagens até 40 km, sendo também vantajoso para viagens maiores. O transporte fretado
ainda possibilita a utilização do CAA por residentes em cidades até 100 km, sem forçar a mudança de moradia para locais mais próximos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Herszon Meira, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia Civil

Área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas

Maurício Oliveira de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia Civil

Área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas

Maria Leonor Alves Maia, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia Civil

Área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas

Anísio Brasileiro, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Engenharia Civil

Área de Transportes e Gestão das Infraestruturas Urbanas

Referências

ANDRADE, M. O.; MEIRA, L. H.; e MAIA, M. L. A. Advantages

and difficulties of public transportation by charter as an enabler

of university education. Anais do 13th World Conference in Transportation Research. Rio de Janeiro – RJ, 2013.

BERTAZZO, A. B. S.; GALARRAGA, J.; HERZ, M.; e JACQUES, M. A. P. Estabelecimentos de ensino, polos geradores de viagens orientados à qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Capítulo 10. Rede Ibero-Americana de Estudo em Polos Geradores. Editora Interciência, p 289-327, 2010. ISBN: 978-85-7193-305-7.

BRASIL. Mapa de expansão das universidades federais. Programa de Restruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Ministério da Educação. Brasília – DF, 2013. Disponível em <http://painel.mec.gov.br/academico/mapaSupProf/acao/S>. Acessado em outubro de 2013.

CET. Polos geradores de tráfego. Boletim Técnico nº. 32. Companhia de Engenharia de Tráfego – CET. São Paulo – SP, 1983.

CONDEPE-FIDEM. Cadernos municipais – Base de Dados do

Estado (BDE). Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – CONDEPE-FIDEM, Recife – PE, 2011a. Disponível em <www.bde.pe.gov.br/estruturacaogeral/filtroCadernoEstatistico.aspx>. Acessado em julho de 2011.

CONDEPE-FIDEM. PIB municipal de Pernambuco. Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – CONDEPEFIDEM, Recife – PE, 2011b. Disponível em <www2.condepefidem.pe.gov.br/c/portal/layout?p_l_id=PUB.1557.63>. Acessado

em julho de 2011.

HERZ, M.; GALARRAGA, J.; e PASTOR, G. Centros universitários como polos geradores de viagens. Anais do XXI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes – ANPET. Rio de Janeiro – RJ, 2007.

HERZ, M.; GALARRAGA, J.; e Pastor, G. Características de generación y distribución modal de viajes en centros educativos universitarios. Anais do XV Congreso Latinoamericano de Transporte Público y Urbano – CLATPU. Buenos Aires, Argentina, 2009.

IBGE. População residente, total, urbana total e urbana na sede municipal, em números absolutos e relativos, com indicação da área total e densidade demográfica, segundo os municípios – Pernambuco - 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Brasília – DF, 2010. Disponível em <www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas _pdf/Pernambuco.pdf>. Acessado em julho de 2011.

MAIA, M. L. A.; MORAES, E. B. A.; SINAY, M. C. F.; CARVALHO, S. D.; CUNHA, R. F. F.; e PORTUGAL, L. S. Licenciamento de polos geradores de viagens. Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida e ambiental: modelos e taxas de geração de viagens. Capítulo 2. Rede Ibero-Americana de Estudo em Polos Geradores, Editora Interciência, p. 47, 2010. ISBN: 978-85-7193-305-7.

MARTINS, C. B. A formação de um Sistema de Ensino Superior de Massa. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol. 17, nº. 48, 2002. Disponível em <www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v17n48/13956. pdf>. Acessado em julho de 2011. DOI: 10.1590/S0102-69092002000100012.

NUNES, J. L. Estudo da demanda por estacionamento em Instituições de Ensino Superior. Dissertação de Mestrado, 167p. Universidade de Brasília – UnB, Brasília – DF, 2005.

SOUZA, S. C. F. Modelos de geração de viagens para Instituições de Ensino Superior. Dissertação de Mestrado, 184p. Universidade de Brasília – UnB, Brasília – DF, 2007.

TECTRAN. Estudos de circulação e estacionamento. Técnicos

em Transportes Ltda. Unidade Arcos – PUC Minas. Belo Horizonte – MG, 2003a.

TECTRAN. Relatório de impacto na circulação da Escola de Engenharia e da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Técnicos em Transportes Ltda., 2003b.

TECTRAN. Relatório de impacto na circulação da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Campus Prado, Técnicos em Transportes Ltda., 2004.

Downloads

Publicado

12-05-2015

Como Citar

Meira, L. H., Andrade, M. O. de, Maia, M. L. A., & Brasileiro, A. (2015). O transporte e a consolidação de um campus regional no interior do nordeste. TRANSPORTES, 23(1), 5–13. https://doi.org/10.14295/transportes.v23i1.776

Edição

Seção

Artigos