O método ArcGenx para programação de ônibus urbano e interação com a tabela de horários

Authors

  • Gustavo Peixoto Silva
  • Nicolau D. Fares Gualda

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v17i1.76

Abstract

Neste trabalho é apresentada uma versão estendida do método

 

ArcGen, denominada ArcGenX, a qual corresponde a uma incorporação de arcos de auto-atribuição à rede representativa do problema de programação de veículos. O método ArcGen, na forma originalmente apresentada pelos autores, consiste em representar o Problema de Programação de Veículos (PPV) como um problema de circulação numa rede capacitada e resolvê-lo utilizando o algoritmo Out-of-Kilter associado a um processo de geração de arcos. A extensão proposta permite identificar viagens previstas na tabela de horários, cuja eliminação leva à redução da frota de veículos e dos custos operacionais envolvidos. Também permite realizar análises de sensibilidade advindas da flexibilização dos tempos de parada nos terminais. Exemplos de aplicação a casos reais de empresas brasileiras de ônibus são apresentados, com detalhes sobre as conseqüências para a programação dos veículos e as reduções da frota.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-07-02

How to Cite

Peixoto Silva, G., & D. Fares Gualda, N. (2009). O método ArcGenx para programação de ônibus urbano e interação com a tabela de horários. TRANSPORTES, 17(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v17i1.76

Issue

Section

Artigos