Uma Avaliação Retrospectiva de Belém do Pará sob a Ótica da Mobilidade Sustentável

Authors

  • Mário Angelo Nunes de Azevedo Filho Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Nelson Rodrigues da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.687

Abstract

Neste estudo são analisadas as condições de mobilidade na Região Metropolitana de Belém - RMB, através da aplicação do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável em cenários configurados por planos ou estudos de transportes desenvolvidos ao longo de cerca de três décadas (1980-2011). A avaliação do índice apontou melhoras desde o primeiro cenário considerado, embora a mobilidade proporcionada à população no cenário atual ainda seja ruim (0,37, em uma escala que vai de zero a um). Esse resultado é particularmente relevante, sobretudo pelo fato da região dispor de um variado conjunto de estudos e planos de transportes nos quais foram encontradas inúmeras propostas para melhorar o sistema. Infelizmente, na prática, estas propostas poucas vezes se concretizaram. O aumento constante da população e da frota de veículos torna o quadro progressivamente mais complexo, o que reduz ainda mais as perspectivas de melhoria no curto prazo.

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Author Biographies

Mário Angelo Nunes de Azevedo Filho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1982), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará, no Departamento de ENgenharia de Transportes. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Operação de Sistemas de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte público, engenharia de tráfego, transporte urbano, transporte não motorizado e operação de transportes

Antônio Nelson Rodrigues da Silva, Universidade de São Paulo

Nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil, em 1961. Teve sua formação básica no Rio de Janeiro, cidade onde também iniciou sua carreira profissional, em 1980, como técnico de nível médio da Diretoria de Conservação (de vias) da Secretaria de Obras da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Neste período já freqüentava o curso de Arquitetura, que concluiu em fins de 1984. No final de 1985 deixou a prefeitura e a cidade do Rio de Janeiro para ingressar na Força Aérea Brasileira, como oficial, servindo inicialmente em Recife, PE, e em seguida em Natal, RN. No início de 1988 mudou-se novamente, desta vez para a cidade de São Carlos, SP, com o propósito de retomar os estudos. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo obteve os títulos de Mestre (1990), Doutor (1993) e Livre-docente (1998) em Transportes. Também nesta Escola de Engenharia construiu sua carreira como docente e pesquisador a partir de 1990, após uma breve experiência como professor de uma faculdade privada. Ao longo destes anos em que esteve vinculado à USP realizou três estágios no exterior: na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos da América (em 1991), na Universidade de Eindhoven, na Holanda (em 1996), e na Universidade do Minho, em Portugal (em 2002). Enquanto o primeiro destes estágios constituiu parte do programa de Doutorado, os outros dois foram estágios de pós-doutorado. Além de ter publicado de forma intensa em revistas e congressos nacionais e internacionais e de ter um número expressivo de orientações concluídas (de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado), tem forte atuação também no campo administrativo. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, por exemplo, foi vice-coordenador e coordenador de pós-graduação, vice-diretor e diretor do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia e vice-chefe e chefe do Departamento de Transportes, onde é hoje coordenador de pós-graduação.

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Published

2013-08-31

How to Cite

Azevedo Filho, M. A. N. de, & Rodrigues da Silva, A. N. (2013). Uma Avaliação Retrospectiva de Belém do Pará sob a Ótica da Mobilidade Sustentável. TRANSPORTES, 21(2), 13–20. https://doi.org/10.4237/transportes.v21i2.687

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Artigos