Effect of waste foundry sand and lime to clay soils in resilient modulus

Authors

  • Luis Miguel Gutierrez Klinsky Universidade de São Paulo
  • Vivian Silveira dos Santos Bardini Universidade de São Paulo
  • Glauco Tulio Pessa Fabbri Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.679

Keywords:

Waste foundry sand. Lateritic soils. Resilient módulus.

Abstract

The effects of different contents of foundry sand (FS), in a lateritic clayey soil (LG’) and a non-lateritic clayey soil (NG’) and the addition of 3% of hydrated lime, on the resilient modulus (MR) were investigated. The cyclic triaxial test was performed on the specimens after curing periods of 0, 7, 28 and 84 days. Five models were evaluated according to their precision to represent the MR. Environmental tests were also executed on soil sand and soil sand lime mixtures.  The results showed that the addition of FS reduced the modulus of LG’ mixes. Nevertheless, the mixes LG’ plus 20% of FS and NG’ plus 40% of FS and hydrated lime showed the highest results. Additionally, was observed that hydrated lime increased the MR, and this was more obvious at high curing periods. The environmental tests results indicate that FS reuse is not dangerous.

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Author Biographies

Luis Miguel Gutierrez Klinsky, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Civil - Universidad Privada de Santa Cruz de la Sierra (2005). Mestrado em Engenharia Transportes, com Ênfase em Infra-Estrutura de Pavimentos, pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2008). Doutorado em Engenharia Transportes, com Ênfase em Infra-Estrutura de Pavimentos, pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (2013). Realizou estagio durante o Doutorado (Agosto 2011 - Fevereiro 2012) na Universtiy of Florida. Atualmente se desenvolve como Pesquisador no Centro de Pesquisas Rodoviárias, da Concessionária NovaDutra, do Grupo CCR.

Vivian Silveira dos Santos Bardini, Universidade de São Paulo

Possui doutorado e mestrado no Departamento de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP) em 2013 e 2008, respectivamente, e graduação em engenharia civil na Escola de Engenharia de São Carlos USP em 2005. Realizou estágio de doutorado no Laboratório de Ligantes Asfálticos da University of Florida, College of Engineering, Engineering School of Sustainable Infrastructure & Environment, nos Estados Unidos em 2011-2012. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Infra-Estrutura de Transportes.

Glauco Tulio Pessa Fabbri, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, editor da revista Transportes, diretor vogal da Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial - FIPAI e diretor executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte - ANPET. Orientou 20 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado na área de Engenharia Civil - Infraestrutura de Transportes. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Rodovias; Projeto e Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: asfaltos, asfaltos modificados, misturas asfálticas densas, agregados, solos tropicais, classificação de solos tropicais, adsorção de azul de metileno, reaproveitamento de resíduos e redes neurais artificiais.

 

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Published

2014-05-24

How to Cite

Klinsky, L. M. G., Bardini, V. S. dos S., & Fabbri, G. T. P. (2014). Effect of waste foundry sand and lime to clay soils in resilient modulus. TRANSPORTES, 22(2), 1–10. https://doi.org/10.14295/transportes.v22i2.679

Issue

Section

Artigos