Ações de ecoeficiência para melhoria do desempenho no transporte rodoviário de produtos perigosos

Authors

  • Ilton Curty Leal, Jr. COPPE-UFRJ
  • Marcio de Almeida D'Agosto COPPE-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.4237/transportes.v20i3.563

Abstract

O modo rodoviário é o mais utilizado para a movimentação de etanol no Brasil e seu desempenho, se comparado aos demais modos, é inferior em termos de ecoeficiência para o produto em questão. Diante disto, este trabalho propõe a avaliação da implantação de ações que melhorem os resultados econômicos e ambientais do transporte rodoviário. Inicialmente comparou-se o desempenho entre as várias alternativas modais com base no cenário atual. Após isso, foi realizada uma nova avaliação considerando ações para a melhoria de ecoeficiência como redução no consumo de combustível, utilização de biodiesel, redução do número de acidentes e melhorias nos valores de frete. Os resultados mostram que o modo rodoviário, se comparado com outras nove alternativas intermodais, pode sair do último lugar em desempenho para o quarto lugar.

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Published

2012-10-18

How to Cite

Curty Leal, I., & D’Agosto, M. de A. (2012). Ações de ecoeficiência para melhoria do desempenho no transporte rodoviário de produtos perigosos. TRANSPORTES, 20(3), 5–17. https://doi.org/10.4237/transportes.v20i3.563

Issue

Section

Artigos