Uma proposta metodológica para estimar o custo da poluição do ar nas análises de viabilidade de sistemas de transportes urbanos

Authors

  • Marcelo Camilli Landmann Programa de Ciência Ambiental da USP
  • Helena Ribeiro Faculdade de Saúde Pública da USP
  • Csaba Deák Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v15i1.46

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar um novo método para valoração monetária da poluição do ar para ser utilizado nas análises de viabilidade de projetos de transportes. Os métodos tradicionalmente utilizados, com base nos custos de saúde, envolvem várias etapas de cálculo, muita imprecisão, e são considerados muito complexos e onerosos. Além disso, os dados necessários nem sempre estão disponíveis nos países em desenvolvimento, o que tem levado a adaptações precárias dos resultados dos estudos feitos nos países desenvolvidos, com base na renda per capita, por exemplo, desconsiderando assim a dispersão dos poluentes e outras especificidades das regiões de estudo, como o grau de exposição e a pré-disposição da população local às doenças. O método proposto tem como base os custos do controle das emissões veiculares. Através de pesquisa de preços de catalisadores e dos custos de manutenção e fiscalização das emissões veiculares, e aplicando-se as equações de consumo de combustíveis em redes urbanas, chegou-se a um modelo bastante simples e direto, que pode ser facilmente utilizado nos estudos de planejamento de transportes. Como dados de entrada são utilizados os valores de veículo*km, veículo*hora e velocidade média na rede, obtidos a partir de modelos de simulação de transportes. Finalmente, se assinala que o método proposto deriva de uma abordagem em que a conservação ambiental, mais do que mera questão de eficiência econômica, é uma condição necessária à própria reprodução da sociedade.

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Published

2007-07-02

How to Cite

Camilli Landmann, M., Ribeiro, H., & Deák, C. (2007). Uma proposta metodológica para estimar o custo da poluição do ar nas análises de viabilidade de sistemas de transportes urbanos. TRANSPORTES, 15(1). https://doi.org/10.14295/transportes.v15i1.46

Issue

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Artigos