Uma proposta metodológica para estimar o custo da poluição do ar nas análises de viabilidade de sistemas de transportes urbanos
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v15i1.46Abstract
O objetivo deste trabalho é apresentar um novo método para valoração monetária da poluição do ar para ser utilizado nas análises de viabilidade de projetos de transportes. Os métodos tradicionalmente utilizados, com base nos custos de saúde, envolvem várias etapas de cálculo, muita imprecisão, e são considerados muito complexos e onerosos. Além disso, os dados necessários nem sempre estão disponíveis nos países em desenvolvimento, o que tem levado a adaptações precárias dos resultados dos estudos feitos nos países desenvolvidos, com base na renda per capita, por exemplo, desconsiderando assim a dispersão dos poluentes e outras especificidades das regiões de estudo, como o grau de exposição e a pré-disposição da população local às doenças. O método proposto tem como base os custos do controle das emissões veiculares. Através de pesquisa de preços de catalisadores e dos custos de manutenção e fiscalização das emissões veiculares, e aplicando-se as equações de consumo de combustíveis em redes urbanas, chegou-se a um modelo bastante simples e direto, que pode ser facilmente utilizado nos estudos de planejamento de transportes. Como dados de entrada são utilizados os valores de veículo*km, veículo*hora e velocidade média na rede, obtidos a partir de modelos de simulação de transportes. Finalmente, se assinala que o método proposto deriva de uma abordagem em que a conservação ambiental, mais do que mera questão de eficiência econômica, é uma condição necessária à própria reprodução da sociedade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit papers for publication by TRANSPORTES agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant TRANSPORTES the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors may enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of this journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in TRANSPORTES.
- Authors are allowed and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after publication of the article. Authors are encouraged to use links to TRANSPORTES (e.g., DOIs or direct links) when posting the article online, as TRANSPORTES is freely available to all readers.
- Authors have secured all necessary clearances and written permissions to published the work and grant copyright under the terms of this agreement. Furthermore, the authors assume full responsibility for any copyright infringements related to the article, exonerating ANPET and TRANSPORTES of any responsibility regarding copyright infringement.
- Authors assume full responsibility for the contents of the article submitted for review, including all necessary clearances for divulgation of data and results, exonerating ANPET and TRANSPORTES of any responsibility regarding to this aspect.