Método para avaliar a percepção do usuário sobre a qualidade de sistemas de transporte urbano sobre trilhos com utilização da tecnologia neuro-fuzzy
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v15i1.42Abstract
Este trabalho apresenta um método heurístico alternativo, eminentemente qualitativo, baseado na tecnologia
neuro-fuzzy, para avaliar e, conseqüentemente, classificar a qualidade e o desempenho de sistemas de transporte urbano sobre trilhos - TUST, segundo a percepção de seus próprios usuários. A tecnologia neuro-fuzzy congrega as principais vantagens da lógica fuzzy e das redes neurais artificiais e foi desenvolvido para funcionar como uma mente coletiva, uma vez que a sua arquitetura hierárquica condensa os graus de avaliação subjetivos atribuídos por usuários. Esse processo ocorre numa combinação de todos os dados em blocos de inferência que utilizam bases de regras fuzzy e expressões lingüísticas, para que a qualidade e o desempenho de um TUST possam ser expressos por meio de uma nota única, numa escala de 0 e 10. Essa nota foi aqui denominada de Grau de Avaliação de Qualidade e de Desempenho – GRADE. Em resumo, o GRADE é a nota atribuída pelos usuários de um TUST, em decorrência da percepção dos serviços ofertados e da performance operacional do sistema, no que diz respeito ao conforto, disponibilidade, regularidade, economia, segurança, rapidez, acessibilidade e relacionamento com o usuário. A tecnologia neuro-fuzzy comprovou ser uma técnica adequada no tratamento do conhecimento heurístico para imitar o raciocínio humano e pareceu ser de fácil entendimento, além de apresentar boa flexibilidade de utilização com dados vagos, incertos e subjetivos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit papers for publication by TRANSPORTES agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant TRANSPORTES the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors may enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of this journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in TRANSPORTES.
- Authors are allowed and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after publication of the article. Authors are encouraged to use links to TRANSPORTES (e.g., DOIs or direct links) when posting the article online, as TRANSPORTES is freely available to all readers.
- Authors have secured all necessary clearances and written permissions to published the work and grant copyright under the terms of this agreement. Furthermore, the authors assume full responsibility for any copyright infringements related to the article, exonerating ANPET and TRANSPORTES of any responsibility regarding copyright infringement.
- Authors assume full responsibility for the contents of the article submitted for review, including all necessary clearances for divulgation of data and results, exonerating ANPET and TRANSPORTES of any responsibility regarding to this aspect.