O IMPACTO DO CUSTO DE COLETA DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA DISPERSO EM ÁREAS URBANAS NO CUSTO TOTAL DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL – ESTUDO DE CASO

Authors

  • Ricardo César da Silva Guabiroba UFRJ
  • Márcio de Almeida D'Agosto UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.372

Abstract

O uso de biodiesel tem atraído a atenção de muitos países ao redor do mundo por ser um biocombustível renovável, além de ser menos poluente que o óleo diesel de petróleo. Apesar de ser produzido em sua grande maioria a partir de óleos vegetais virgens, o biodiesel pode ser produzido a partir de matérias-primas residuais, como a gordura animal e o óleo residual de fritura. Este último resíduo é encontrado disperso em áreas urbanas e, por essa razão, seu custo de coleta pode ser alto a ponto de tornar inviável a produção de biodiesel. A probabilidade de esse custo ser alto aumenta, quando a operação de coleta é regida de modo desorganizado e sem a existência de planejamento. É o que se observa nas operações de coleta de cooperativas populares que serão tratadas neste estudo.

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Author Biographies

Ricardo César da Silva Guabiroba, UFRJ

Doutorando - Engenharia de Transportes - COPPE/UFRJ

Márcio de Almeida D'Agosto, UFRJ

Professor/Vice-coordenador - Engenharia de Transportes - COPPE/UFRJ

Published

2011-11-04

How to Cite

Guabiroba, R. C. da S., & D’Agosto, M. de A. (2011). O IMPACTO DO CUSTO DE COLETA DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA DISPERSO EM ÁREAS URBANAS NO CUSTO TOTAL DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL – ESTUDO DE CASO. TRANSPORTES, 19(1), 59–67. https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.372

Issue

Section

Artigos