Uma Heurística Integrada Baseada na Meta-Heurística Busca Dispersa para Problemas de Roteirização de Veículos com Coleta e Entrega Simultâneas no Contexto da Força Aérea Brasileira

Autores

  • Antonio Celio Pereira de Mesquita INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA
  • Claudio Barbieri da Cunha UNIVERSIDADE DE SAO PAULO

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.212

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de solução para um problema da Força Aérea Brasileira (FAB), que consiste em definir os roteiros de transporte com coleta e entrega simultâneas a partir de um terminal central localizado no Rio de Janeiro. É proposto um método de solução baseado na meta-heurística Busca Dispersa integrada com a meta-heurística Descida em Vizinhança Variável como método de melhoria de soluções. Esta proposta de solução foi aplicada em uma instância real do problema da FAB e em três conjuntos de problemas-teste da literatura, tendo apresentado resultados indicativos de que o método desenvolvido é competitivo com outras abordagens de solução para esse problema considerando as mesmas restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Celio Pereira de Mesquita, INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA

Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da USP. Divisão de Ensino do Instituto de Logística da Aeronáutica.

Claudio Barbieri da Cunha, UNIVERSIDADE DE SAO PAULO

Professor Doutor. Departamento de Engenharia de Transportes. Coordenador do programa de mestrado em engenharia de transportes.

Downloads

Publicado

04-11-2011

Como Citar

Pereira de Mesquita, A. C., & Cunha, C. B. da. (2011). Uma Heurística Integrada Baseada na Meta-Heurística Busca Dispersa para Problemas de Roteirização de Veículos com Coleta e Entrega Simultâneas no Contexto da Força Aérea Brasileira. TRANSPORTES, 19(1), 33–42. https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.212

Edição

Seção

Artigos