Influência da velocidade de carregamento e temperatura no comportamento mecânico de misturas recicladas a frio com emulsão asfáltica e espuma de asfalto

Autores

  • Camila Christine dos Santos Antão Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • André Kazuo Kuchiishi Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Kamilla Vasconcelos Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Liedi Légi Bariani Bernucci Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i3.2026

Palavras-chave:

Misturas recicladas a frio, Emulsão asfáltica, Espuma de asfalto, Viscoelasticidade, 3D-Move Analysis.

Resumo

A reciclagem a frio de pavimentos é uma alternativa sustentável para a redução do consumo de materiais virgens e do descarte inadequado de resíduos gerados em obras de restauração. Entretanto, ainda não há um consenso sobre as propriedades mecânicas das misturas recicladas a frio, principalmente em relação ao comportamento viscoelástico. Por meio de simulações computacionais usando o software 3D-Move Analysis, avaliou-se a influência que a velocidade dos veículos e a temperatura de trabalho têm sobre as propriedades mecânicas de um pavimento cujas camadas de base são constituídas por misturas recicladas a frio estabilizadas com emulsão asfáltica (AEM) ou com espuma de asfalto (FAM). Com o objetivo de estudar como variam as deformações longitudinais para um ponto localizado no fundo do revestimento asfáltico, observou-se que os materiais reciclados a frio apresentam comportamento viscoelástico, pois diferentes combinações de velocidade e de temperatura resultam em diferentes distribuições de tensão e deformação na camada de revestimento. Dessa forma, observou-se que a não consideração da presença de viscoelasticidade linear para estes materiais pode vir a subestimar a capacidade de suporte da estrutura.

 

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Biografia do Autor

Camila Christine dos Santos Antão, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Transportes

Enfoque em Infraestrutura de Transportes

André Kazuo Kuchiishi, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Transportes

Enfoque em Infraestrutura de Transportes

Kamilla Vasconcelos, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Transportes

Enfoque em Infraestrutura de Transportes

Liedi Légi Bariani Bernucci, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Departamento de Engenharia de Transportes

Enfoque em Infraestrutura de Transportes

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Publicado

13-11-2019

Como Citar

Antão, C. C. dos S., Kuchiishi, A. K., Vasconcelos, K., & Bernucci, L. L. B. (2019). Influência da velocidade de carregamento e temperatura no comportamento mecânico de misturas recicladas a frio com emulsão asfáltica e espuma de asfalto. TRANSPORTES, 27(3), 67–83. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i3.2026

Edição

Seção

Artigos Vencedores do Prêmio ANPET Produção Científica