Avaliação de parâmetros FAD-CI e seus impactos na vida de fadiga de misturas asfálticas

Autores

  • Jardel Andrade de Oliveira Universidade do Ceará, Ceará – Brasil
  • Jorge Barbosa Soares Universidade do Ceará, Ceará – Brasil
  • Luis Alberto Herrmann do Nascimento Universidade do Ceará, Ceará – Brasil https://orcid.org/0000-0003-0885-0272

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2017

Palavras-chave:

Pavimentos asfálticos, Misturas, Fadiga, Dano, Modelagem

Resumo

Entre as patologias mais comuns em pavimentos estão a deformação permanente e o trincamento por fadiga de misturas asfálticas a quente usadas no revestimento. Os defeitos destacados ainda carecem de metodologias laboratoriais simples e consistentes capazes de apontar misturas com maior potencial de resistência. Há teorias que contribuem, ainda na fase de projeto, para a seleção de granulometrias e de outros parâmetros, com vistas a produzir misturas com maior capacidade de resistir a defeitos em campo. A FAD-CI (Faixa de Agregados Dominantes, considerando os Componentes Intersticiais) é uma promissora metodologia de seleção granulométrica. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de 6 misturas, observando se aquelas que atendem os critérios da metodologia investigada apresentam comportamento superior quanto à fadiga. Para isso, selecionaram-se misturas de um banco de dados composto por 54 misturas, de forma que a primeira mistura não atendesse qualquer dos parâmetros e, paulatinamente, os parâmetros fossem sendo atendidos. Após os ensaios laboratoriais e a avaliação das simulações das vidas de fadiga, concluiu-se que as misturas que atendiam a mais parâmetros da metodologia FAD-CI apresentaram maior resistência à fadiga.

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Publicado

12-02-2021

Como Citar

de Oliveira, J. A. ., Soares, J. B., & do Nascimento, L. A. H. . (2021). Avaliação de parâmetros FAD-CI e seus impactos na vida de fadiga de misturas asfálticas. TRANSPORTES, 29(3), 2017. https://doi.org/10.14295/transportes.v29i4.2017

Edição

Seção

Artigos