Avaliação do potencial de integração entre o uso e ocupação do solo e o transporte de carga em um recorte urbano de São Paulo

Autores

  • Thiago Canhos Montmorency Silva Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Karin Regina de Castro Marins Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1620

Palavras-chave:

Transporte Urbano de Carga, Uso e Ocupação do Solo, Densidades Urbanas, Modelagem Urbana, Freturb.

Resumo

O objetivo desse artigo é realizar uma avaliação integrada entre o transporte urbano de carga e o uso e ocupação do solo, por meio da aplicação do modelo Freturb em um recorte urbano na cidade de São Paulo. Os resultados indicaram haver interdependências entre os parâmetros do transporte urbano de carga (tipos de veículos comerciais, condições de carga e descarga e quantidades de movimentações) e do uso e ocupação do solo (perfil econômico, dimensões dos estabelecimentos alimentícios, número de empregos e de habitantes), revelando quais aspectos do transporte urbano da carga impactam diretamente no uso do espaço urbano e quais elementos do uso e ocupação do solo condicionam aspectos da logística e do tráfego urbano, em um contexto urbano brasileiro. Entende-se que as inter-relações demonstradas sejam fundamentais para aprimorar políticas urbanas relacionadas à mobilidade urbana e ao uso e ocupação do solo, ao fomentar o planejamento e a gestão intersetoriais e interdisciplinares em cidades brasileiras.

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Biografia do Autor

Thiago Canhos Montmorency Silva, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009). Realizou intercâmbio na Delft University of Technology da Holanda (2007/2008), com enfoque em edifícios públicos e investigação urbana. Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2016), com area de concentração Engenharia de Construção Civil e Urbana. Possui estágio científico realizado no Laboratoire Aménagement Economie Transports (LAET) da Universidade de Lyon (UdL), na França (2015). Tem formação e experiência multidisciplinar, as principais experiências profissionais se relacionam ao planejamento urbano e de transportes. Gerenciou e desenvolveu análises e planejamentos do transporte urbano em diversas cidades brasileiras, bem como tem experiência em gerenciamento de operações de transporte urbano. Foi Líder de Transporte e Sistema Viário da Secretaria de Transporte de São Bernardo do Campo (2010-2014); E, foi Gerente de Operações de Transportes do Rio2016 - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com atuação no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e nos seus entornos (2015-2016). Atualmente, é Diretor Técnico do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável da Prefeitura de Santo André (2017).

Karin Regina de Castro Marins, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 2011, atuando em ensino e pesquisa na graduação e na pós-graduação em temas relacionados a planejamento e engenharia urbanos, com enfoque em sustentabilidade urbana, morfologia urbana, smart cities, instrumentos e políticas urbanas relacionados a adensamento populacional e construído, modelos e métodos para avaliação urbana e apoio a processos decisórios em projetos urbanos.De 2016 a 2018, foi Assessora Técnica de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, atuando, dentre outros, na difusão científica, no que tange aos seus desdobramentos na Cultura e na Extensão. Coordenadora associada do GT Urbano da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC desde 2016. Possui graduação em arquitetura e urbanismo (2000) e especialização em gestão ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (2002), mestrado em engenharia de energia sustentável pelo Royal Institute of Technology (KTH) da Suécia (2005) e doutorado em arquitetura e urbanismo também pela USP (2010). Também cursou pós-graduação em mobilidade urbana e meio ambiente no Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional, no Japão, como bolsista da JICA ? Agência de Cooperação Internacional do Japão (2007). Em 2011, foi agraciada com o 2º lugar no Prêmio Jovem Cientista, na temática de Cidades Sustentáveis. Principais atividades profissionais se relacionam a planejamento e gestão urbanos, no desenvolvimento, avaliação e coordenação de projetos técnicos e de pesquisa, inerentes a projetos urbanos no município de São Paulo e regiões metropolitanas do Estado. Desenvolveu e coordenou planos e projetos de transportes metropolitanos, sistemas e tecnologias ambientais aplicáveis à mobilidade, junto ao Governo do Estado de São Paulo.

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Publicado

31-08-2019

Como Citar

Montmorency Silva, T. C., & Marins, K. R. de C. (2019). Avaliação do potencial de integração entre o uso e ocupação do solo e o transporte de carga em um recorte urbano de São Paulo. TRANSPORTES, 27(2), 117–135. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1620

Edição

Seção

Artigos