Avaliação do potencial de integração entre o uso e ocupação do solo e o transporte de carga em um recorte urbano de São Paulo

Authors

  • Thiago Canhos Montmorency Silva Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Karin Regina de Castro Marins Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1620

Keywords:

Urban Freight Transport, Land Use, Urban Densities, Urban Modeling, Freturb.

Abstract

The objective of this study is to perform an integrated assessment between urban freight transportation and land use, by applying the Freturb model in an urban area in the city of São Paulo. The results indicated the interdependencies between the parameters of urban freight transport (types of vehicles, loading and unloading conditions and quantities of goods movements) and land use (economic profile, dimensions of the foods establishments, number of jobs and of inhabitants), revealing which aspects of urban freight transport directly impact the use of urban space and which elements of land use affect aspects of logistics and urban traffic, in a Brazilian urban context. Such interrelationships are fundamental to improve urban policies related to urban mobility and land use, by fostering intersectoral and interdisciplinary planning and management in Brazilian cities.

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Author Biographies

Thiago Canhos Montmorency Silva, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2009). Realizou intercâmbio na Delft University of Technology da Holanda (2007/2008), com enfoque em edifícios públicos e investigação urbana. Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2016), com area de concentração Engenharia de Construção Civil e Urbana. Possui estágio científico realizado no Laboratoire Aménagement Economie Transports (LAET) da Universidade de Lyon (UdL), na França (2015). Tem formação e experiência multidisciplinar, as principais experiências profissionais se relacionam ao planejamento urbano e de transportes. Gerenciou e desenvolveu análises e planejamentos do transporte urbano em diversas cidades brasileiras, bem como tem experiência em gerenciamento de operações de transporte urbano. Foi Líder de Transporte e Sistema Viário da Secretaria de Transporte de São Bernardo do Campo (2010-2014); E, foi Gerente de Operações de Transportes do Rio2016 - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com atuação no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e nos seus entornos (2015-2016). Atualmente, é Diretor Técnico do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável da Prefeitura de Santo André (2017).

Karin Regina de Castro Marins, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Professora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 2011, atuando em ensino e pesquisa na graduação e na pós-graduação em temas relacionados a planejamento e engenharia urbanos, com enfoque em sustentabilidade urbana, morfologia urbana, smart cities, instrumentos e políticas urbanas relacionados a adensamento populacional e construído, modelos e métodos para avaliação urbana e apoio a processos decisórios em projetos urbanos.De 2016 a 2018, foi Assessora Técnica de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, atuando, dentre outros, na difusão científica, no que tange aos seus desdobramentos na Cultura e na Extensão. Coordenadora associada do GT Urbano da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC desde 2016. Possui graduação em arquitetura e urbanismo (2000) e especialização em gestão ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (2002), mestrado em engenharia de energia sustentável pelo Royal Institute of Technology (KTH) da Suécia (2005) e doutorado em arquitetura e urbanismo também pela USP (2010). Também cursou pós-graduação em mobilidade urbana e meio ambiente no Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional, no Japão, como bolsista da JICA ? Agência de Cooperação Internacional do Japão (2007). Em 2011, foi agraciada com o 2º lugar no Prêmio Jovem Cientista, na temática de Cidades Sustentáveis. Principais atividades profissionais se relacionam a planejamento e gestão urbanos, no desenvolvimento, avaliação e coordenação de projetos técnicos e de pesquisa, inerentes a projetos urbanos no município de São Paulo e regiões metropolitanas do Estado. Desenvolveu e coordenou planos e projetos de transportes metropolitanos, sistemas e tecnologias ambientais aplicáveis à mobilidade, junto ao Governo do Estado de São Paulo.

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Published

2019-08-31

How to Cite

Montmorency Silva, T. C., & Marins, K. R. de C. (2019). Avaliação do potencial de integração entre o uso e ocupação do solo e o transporte de carga em um recorte urbano de São Paulo. TRANSPORTES, 27(2), 117–135. https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1620

Issue

Section

Artigos