Pré-misturado a frio contendo escória de aciaria: Uma alternativa viável para construção de pavimentos

Authors

  • Rita de Cássia Barreto de Araújo Loures INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
  • Antonio Carlos Rodrigues Guimarães Instituto Militar de Engenharia
  • Ben-Hur de Alburquerque e Silva Instituto Militar de Engenharia
  • Carmen Dias Castro Instituto Militar de Engenharia

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1372

Keywords:

Low cost pavement, Alternative materials, Steel aggregate, Polymer modified asphalt emulsion.

Abstract

The asphalt mix of pre-mixed type can be a technical, economical and environmental alternative for asphalt mixtures of the HMA (Asphalt Mixture Hot) type. However, the low mechanical resistance of the PMF (Pre-Mixed Cold) produced with the conventional materials only serves for low traffic load. The mechanical behavior can technically be improved with a steel slag, which is an alternative for aggregates of mineral origin with a material resistance and RJ has a premixed cold mixing production plant and in the same the city hall place is also located in Company Steelworks  CSA, which has great interest in a destination for the residual material of its steel production, the steel slag, which has a in large dimension deposits. In order to evaluate the contribution of the steel slag in the PMF, the mixtures with conventional emulsion and polymer modified were submitted to resistance test and mechanical behavior. The PMF mixture was applied in two stretches of the west zone of RJ and after execution were evaluated for deflection and extracted test specimens for resistance verification. The results obtained served the load requests for medium traffic roads.

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Author Biographies

Rita de Cássia Barreto de Araújo Loures, INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

Graduada em Engenharia Cival e Bacharel em Estatística.

Aluna de Mestrado em Engenharia de Tansportes na área de Infraestrutura no Instituto Militar de Engenharia (2017).

Atuando na área de Pavimentação desde 1986 na Prefeitura do Rio de Janeiro na Secretaria Municipal de Obras e Conservação.

Ocupando cargo de Gerente de Qualidade na Coordenadoria de Produção Industrial das Usinas de Asfalto da PCRJ. Gerencia os quatro laboratórios responsáveis pelo controle tecnológico das misturas asfálticas produzidas pelas usinas e dos materiais asfálticos e agregados; e Execução dos projetos de misturas asfálticas.

Antonio Carlos Rodrigues Guimarães, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1996), especialização em Geologia do Quaternário e Ambiental pelo Museu Nacional da UFRJ (2007), mestrado (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/ UFRJ (2009). Atualmente é professor dos cursos de graduação em engenharia de fortificação e construção, pós graduação em engenharia de transportes e pósgraduação em engenharia de defesa, todos do Instituto Militar de Engenharia (IME). Colabora com o curso de mestrado profissionalizante em Geotecnia da Universidade Federal de Outro Preto/MG. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos projeto e construção atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de pavimentação, mecânica dos pavimentos, metodologia MCT, mecânica dos solos, pavimento ferroviário e geologia do quaternário. Atualmente também é coordenador de graduação do curso de engenharia de Fortificação e Construção do IME.

Ben-Hur de Alburquerque e Silva, Instituto Militar de Engenharia

Possui Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (1997), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2003), Doutorado em Engenharia Civil, ênfase em Pavimentação, pela COPPE/UFRJ, Pós Doutorado em Engenharia Civil pela University of Virginia (USA, 2015). Atualmente é Professor dos cursos de Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, Pós graduação em Engenharia de Transportes no Instituto Militar de Engenharia, e Professor horista da PUC Rio. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em rodovias, aeroportos e portos projeto e execução.

Carmen Dias Castro, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Passo Fundo (UPF,2001), com Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Engenharia de Minas na área de concentração: Tecnologia Mineral, Ambiental e Metalurgia Extrativa, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado modalidade Sandwich no Departamento de Engenharia Química da Universitat Politècnica de Catalunya - Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona (2006 - 2007), sob orientação do professor José Luis Cortina Pallás. Possui Pós-Doutorado na área de Geotecnia, realizado comitantemente com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e o laboratório de Geotecnia da COPPE/UFRJ pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a supervisão do professor Márcio Almeida. Realizou estágio Pós-Doutoral no exterior pela University of Texas at Austin (2012), no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura sob a orientação do professor Jorge Zornberg. Atualmente trabalha no Instituto Militar de Engenharia (IME) orientando alunos do Mestrado e Pós-Graduação. Possui experiência na área de Engenharia de Civil e Engenharia de Minas, atuando principalmente nos seguintes temas: tintas, minerais industriais, análise em componentes principais, cargas minerais, modelagem centrífuga, barreira capilar e drenagem ácida de minas (DAM).

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Published

2018-04-30

How to Cite

Loures, R. de C. B. de A., Guimarães, A. C. R., Silva, B.-H. de A. e, & Castro, C. D. (2018). Pré-misturado a frio contendo escória de aciaria: Uma alternativa viável para construção de pavimentos. TRANSPORTES, 26(1), 54–67. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1372

Issue

Section

Artigos