Uma proposta de solução para o Aircraft Recovery Problem de companhias aéreas regulares de pequeno porte

Authors

  • Glend Kleiser Gouveia Dias Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0002-3286-1505
  • Anand Subramanian Universidade Federal da Paraíba
  • Lucídio dos Anjos Formiga Cabral Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1265

Keywords:

Gestão das interrupções, aviação civil, Aircraft Recovery Problem, otimização.

Abstract

A resolução do Aircraft Recovery Problem consiste em redefinir o sequenciamento das aeronaves, após interrup- ções das operações, que implique no menor custo operacional às companhias aéreas de voos regulares. O método adotado neste trabalho baseou-se na construção de uma rede tempo-espaço a partir dos dados de pousos e decolagens de uma companhia aérea brasileira. O modelo matemático do fluxo de custo mínimo foi implementado para o problema, o qual foi resolvido via Programação Linear Inteira. Foram realizados testes computacionais com centenas de instâncias e os resultados obtidos sugerem que a abordagem proposta é capaz de encontrar soluções melhores quando comparados com a simples estratégia de cancelar os voos atribuídos às aeronaves indisponíveis. Também foram realizados testes adicionais para verificar o impacto do fornecimento de uma aeronave extra no aeroporto com o maior número de voos operados pela companhia aérea estudada.

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Published

2017-04-17

How to Cite

Gouveia Dias, G. K., Subramanian, A., & Cabral, L. dos A. F. (2017). Uma proposta de solução para o Aircraft Recovery Problem de companhias aéreas regulares de pequeno porte. TRANSPORTES, 25(1), 102–112. https://doi.org/10.14295/transportes.v25i1.1265

Issue

Section

Artigos