Estudo sobre a utilização de Resíduo de Minério de Ferro em microrrevestimento asfáltico

Autores

  • Freddy Richard Apaza Instituto Militar de Engenharia - IME
  • Antônio Carlos Rodrigues Guimarães Instituto Militar de Engenharia - IME
  • Mayssa Alves da Silva Sousa Instituto Militar de Engenharia - IME http://orcid.org/0000-0002-3513-9534
  • Carmen Dias Castro Instituto Militar de Engenharia - IME

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1254

Palavras-chave:

Microrrevestimento, Resíduo de minério de ferro, Agregados alternativos.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados dos ensaios de caracterização física e mecânica de agregados pétreos e do resíduo proveniente do beneficiamento do minério de ferro, da cidade de Mariana/MG, bem como a caracterização física e mecânica de traços de Microrrevestimento Asfáltico a Frio (MRAF), considerando a incorporação do resíduo de ferro como agregado miúdo, tendo-se como referência as normas técnicas vigentes. Esse tipo de revestimento é aplicado, geralmente, em rodovias com alto volume de tráfego, as quais, durante a manutenção, requerem a liberação imediata das vias. O uso do resíduo em MRAF é importante, pois reduz o passivo ambiental das barragens de rejeitos e viabiliza o uso de materiais alternativos, agregando ao pavimento desempenho mecânico satisfatório e promovendo redução de custos. A análise química e ambiental do resíduo mostrou que ele se classifica como não perigoso e inerte. O comportamento mecânico dos corpos de prova de MRAF contendo agregado do resíduo de ferro mostrou que os resultados obtidos são compatíveis com a literatura, bem como mostrou ter desempenho semelhante aos agregados usuais, indicando tratar-se de um material com uso promissor nesse tipo de técnica de pavimentação.

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Biografia do Autor

Mayssa Alves da Silva Sousa, Instituto Militar de Engenharia - IME

Bacharela em Engenharia Civil pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB (São Luís, MA). Atualmente é estudante de Mestrado em Engenharia de Transportes no Instituto Militar de Engenharia - IME (Rio de Janeiro, RJ), em dissertação. Área de Concentração: Infraestrutura de Transportes. Linhas de Pesquisa: Infraestrutura dos Sistemas de Transporte, pavimentos. Trabalhou na empresa Ductor Implantação de Projetos Ltda., prestando serviços de análise e fiscalização de projetos ferroviários (Área de concentração em Engenharia Geotécnica e Pavimentos), sendo principal projeto o de Expansão da Estrada de Ferro Carajás - EEFC da VALE.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Apaza, F. R., Guimarães, A. C. R., Sousa, M. A. da S., & Castro, C. D. (2018). Estudo sobre a utilização de Resíduo de Minério de Ferro em microrrevestimento asfáltico. TRANSPORTES, 26(2), 118–138. https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1254

Edição

Seção

Artigos