Análise do custo do ciclo de vida do lastro ferroviário na estrada de ferro Vitória Minas

Fernando Sgavioli, Liedi Bernucci, Rosângela Motta, Edson Moura, Robson Costa

Resumo


Na última década o gerenciamento da infraestrutura ferroviária no Brasil teve grandes mudanças em comparação com as décadas precedentes. O aumento do volume de mercadorias transportadas exigiu a reestruturação das ferrovias e tornou a gestão da infraestrutura uma questão importante. Como resposta as empresas ferroviárias passaram a trabalhar com ferramentas para análises quantitativas dos impactos de decisões de manutenção, para garantir a qualidade da infraestrutura em longo prazo e sustentar suas necessidades de orçamento. Neste trabalho foi desenvolvida uma abordagem baseada no custo do ciclo de vida do lastro ferroviário em função da variação das premissas do ciclo de desguarnecimento e do ciclo de socaria, a fim de propor uma estratégia de manutenção mais econômica para a Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM). Os estudos obtiveram que a solução de renovação de 50% do lastro é a mais econômica e os principais custos envolvidos são trem hora parado e socaria.


Palavras-chave


Lastro ferroviário. Custo do ciclo de vida.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.981

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