Planejamento da logística de suprimento de plataformas Offshore por meio de um modelo matemático 2L-CVRP com frota heterogênea e equilíbrio náutico

Bianca Passos Arpini, Rodrigo Alvarenga Rosa

Resumo


No Brasil a exploração de petróleo ocorre, sobretudo, no mar onde são implantadas plataformas  offshore que estão distantes da costa. Logo, é fundamental planejar a logística de suprimento por meio de navios. Este artigo propõe um modelo matemático de Programação Linear Inteira Mista denominado Weight Balance Two-Dimensional   Loading Heterogeneous Fleet Vehicle Routing Problem (WB2L-HFVRP) aplicado ao planejamento da logística de suprimento de plataformas offshore visando a criação de rotas que considerem o equilíbrio náutico e a melhor arrumação das cargas no convés. Este modelo se diferencia por considerar frota heterogênea e utilizar uma função objetivo que visa minimizar o número de navios, a distância navegada e a diferença entre os pesos distribuídos entre os bordos do navio para manter o equilíbrio náutico. Testou-se o modelo em instâncias baseadas em dados reais da Petrobras no CPLEX 12.6 e alcançou-se uma redução de até 25% em relação à distância real navegada.


Palavras-chave


2L-CVRP, WB2L-HFVRP, Logística de Suprimento, Plataformas Offshore.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v23i4.920

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