Tomada colaborativa de decisão com utilização de teoria dos jogos para o sequenciamento de decolagens em aeroportos

Vitor Filincowsky Ribeiro, Li Weigang

Resumo


Atualmente no Brasil, as decisões no gerenciamento das decolagens de aeronaves dependem exclusivamente da experiência do controlador, que, empiricamente, programa um sequenciamento de partidas. Propõe-se então, através do conceito de Tomada Colaborativa de Decisão (CDM), a elaboração de um sistema computacional para o Gerenciamento Colaborativo de Partidas em aeroportos (CoDMAN) com a utilização da Teoria dos Jogos. Neste modelo, cada agente representa uma aeronave a impactar o cenário aeroportuário e suas decisões são fundamentadas na negociação em cenários dinâmicos multiagentes para a consecução de sequências eficientes de decolagens. Um protótipo foi desenvolvido e foram elaboradas simulações com base em planos de voo válidos para o Aeroporto Internacional de Brasília. A interface com os sistemas radar foi simulada com o tratamento dos voos que impactaram a TMA-Brasília em fevereiro de 2013. Os resultados obtidos foram satisfatórios. As otimizações no sequenciamento das decolagens reduziram o custo associado aos atrasos em até 28%, comprovando a eficácia da modelagem proposta.

Palavras-chave


aeroporto, gerenciamento de tráfego aéreo, teoria dos jogos, tomada colaborativa de decisão.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v23i1.828

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