Impactos de investimentos em infraestruturas rodoviárias sobre o desenvolvimento regional no Brasil - possibilidades e limitações
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v23i3.797Palavras-chave:
infraestruturas para o desenvolvimento regional, transporte rodoviário, impactos econômicos de rodoviasResumo
Este artigo objetiva analisar as possibilidades e as limitações dos impactos produzidos por investimentos em infraestruturas rodoviárias sobre o crescimento econômico em nível local e regional. A discussão está apoiada em conceitos e experiências relatadas na literatura sobre as relações entre infraestruturas de transportes rodoviários e a dinâmica econômica regional, sob a ótica da economia espacial, mais especificamente sobre a teoria da decisão da localização de empresas; e sob a abordagem da economia dos transportes, que relaciona o tráfego gerado e induzido com as atividades econômicas. Como objeto empírico foram analisados os resultados, em nível regional, dos efeitos da duplicação da BR-232-PE, trecho Recife-São Caetano com 150 km de extensão, aberta ao tráfego em 2004, com período de avaliação até o final de 2010. As conclusões enfatizam a capacidade das infraestruturas rodoviárias em impactar positivamente na região diretamente beneficiada com relação ao crescimento da produção agregada, à geração de empregos, à abertura de novas empresas e ao crescimento da massa salarial. No entanto, observa-se também, que este projeto não foi capaz de: (i) produzir um crescimento equilibrado na região; (ii) alterar as relações hierárquicas entre as cidades; (iii) estimular a distribuição da renda; e (iv) ajudar a promover a sustentabilidade fiscal no nível das finanças públicas dos municípios beneficiados.
Downloads
Referências
Andrade, M., (2012). Efeitos da melhoria da mobilidade rodoviária sobre a economia local e regional: O caso da duplicação da BR-232/PE, Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE. Disponível em: http://www.repositorio.ufpe.br
Aragão, J. e Pricinote, M., (2009). Engenharia Territorial: Problemas e Territórios Programáticos, Textos para Discussão # 8, Abril 2010, (CEFTRU), UNB.
Aschauer, D. A., (1989). Is Public Expenditure Productive? Journal of Monetary Economics, v. 23, p. 177-200.
Banister, D. e Berechman J. (2000). Transport Investment and Economic Development, UCL, London.
Boarnet, M., (1995). Highways and economic productivity: interpreting recent evidence. University of California Transportation Center, Working Paper # 291.
CONDEPE/FIDEM (2010): Base de Dados do Estado (BDE), www.bde.pe.gov.br.
Eberts, R. (2000) Understanding the Impact of Transportation on Economic Development, A1A06: Committee on Transportation and Economic Development, 5 p, TRB, Research Board Conference, 2000, Http://www.trb.org/publications/pages/
aspx. Acesso em julho/2012.
Estache, A. e Fay, M., (2007). Current Debates on Infrastructure Policy. Policy Research Working Paper 4410, Doi: 10.1596/1813-9450-4410
FHA, (2001). Using Empirical Information to Measure the Economic Impact of Highway Investments, v. 1: Review of Literature, Data Sources, and Agency Needs. 6820.024. Disponível em http://www.edrgroup.com/library/highways/
p-empirical.html. Acesso em junho de 2012
Ferreira, P.C., (1996). Investimento em Infraestrutura no Brasil: fatos estilizados e relações de longo prazo. Pesquisa e Planejamento Econômico, IPEA, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p-231-252, ago 1996. Disponível em: http://www.ppe.ipea.gov.br/
index.php/ppe/article/viewFile/756/696. Acesso em: abril de 2012.
Ferreira, P. C. e Malliagros, T. (1998). Impactos Produtivos da Infraestrutura no Brasil – 1950/95, Pesq. e Planej. Econ. IPEA, Rio de Janeiro ISSN 2237-2091. v. 28, n.2. p. 315-338, 1998. Disponível em: http://www.fgv.br/professor/ferreira/
ferreiramalliagrosPPE.pdf . Acesso em: agosto de 2012.
Fujita, M., Krugman, P. e Venables, A. (2002). Economia Espacial: Urbanização, prosperidade econômica e desenvolvimento humano no mundo. 391 p, Ed. Futura, São Paulo.
Horst, T. e Moore, A. (2003) Industrial Diversity, Economic Development and Highway Investment in Louisiana, T.R.R. #1839 DOI: 10.3141/1839-15.
IBGE, (2004): Produto Interno Bruto dos Municípios, Série Relatórios Metodológicos, v. 29, ISBN 978-85-240-4046-7 (meio impresso), Rio de Janeiro.
Iacono e Levinson, (2008). Review of Methods for Estimating the Economic Impact of Transportation Improvements, University of Minnesota: NRG Working Paper 000041, Nexus Research Group. Disponível em: http://ssrn.com/abstract=1736116. Acesso em: fevereiro de 2012.
Krugman, M., (1996). Urban Concentration: The hole of increasing returns and transportation cost, International Regional Science Review v. 19 n. 1, 2. p. 5-30. Disponível em: http://irx.sagepub.com/content/19/1-2/5.abstract, Acesso em julho de 2012.
Martino A., Fiorello D., Zecca E., Ponti, M., Maffii, S. (2005). Assessment of the contribution of the TEN and other transport policy measures to the mid-term implementation of the White Paper on the European Transport Policy for 2010’, European Commission – DEG TREN
Ozbay, K., (2007). Contribution of transportation investments to county output, Transport Policy 14 (2007) p. 317-329,
Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2007.03.004. Acesso em maio de 2012.
Pecqueur, B. e Zimmermann, J. B. (2005) Fundamentos de uma economia de proximidade, In: Clélio Diniz e Mauro Lemos (Eds) (Economia e Território), p.77-101, Editora UFMG, Belo Horizonte.
Queiroz, C. e Gautam, S., (1992). Road Infrastructure and Economic Development: Some Diagnostic Indicators, Working Paper 921, Transport – World Bank
Rodrigue, J.P., Contais, C. e Slack, B. (2009). The Geography of Transport Systems. 2a Edition, 352 p, Routledge. ISBN – 978-0-415-82254-1, New York. Disponível em: https://people.
hofstra.edu/geotrans/ Acesso em abril de 2012.
SACTRA – (Standing Advisory Committee on Trunk Road Appraisal), 1999: Transport and the Economy – Full Report, London.
Sato, F. R. (2002) Problemas e Métodos Decisórios de Localização de Empresas, RAE-eletrônica, ISSN 1676-5648, v. 1, n.2, jul-dez/2002.Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2051/205118144011.pdf Acesso em maio de 2012.
Singru, N., (2007). Socioeconomic Effects of Road Improvements, Program Evaluation for the Transport Sector in India— Asian Development Bank.
Smith, T. (1994) The impact of highway infrastructure on economic performance, U.S. Department of Transportation – Federal Highway Administration Research and Technology. Disponível em: https://www.fhwa.dot.gov/publications/
publicroads/94spring/p94sp8.cfm. Acesso em fevereiro de 2012.
Souza, N. de J., (2009). Desenvolvimento Econômico, 5a Edição Revisada, Editora Atlas, 313 pag.
The Victoria Transport Policy Institute, (2009). Transportation Cost and Benefit Analysis Techniques, Estimates and Implications, Second Edition, Jan-2009. Disponível em http://www.vtpi.org/tca/. Acesso em maio de 2012.
Tong, T., (2013). Evaluating the contribution of infrastructure to U.S. Agri-Food Sector Output. Master’s Thesis, http://trace.tennessee.edu/utk_gradthes/1319. Acesso em julho de 2015.
TRB - (2000). Highway Capacity Manual 2000, Chapter 12, II/III.,
Transportation Research Board . Disponível em: http://www.gsweventcenter.com/Draft_SEIR_References%5C2000_TRB.pdf. Acesso: março/2012.
Weisbrod, G., (2008): Models to predict the economic development impact of transportation projects: historical experience and new applications, Annals of Regional Science (2008) 42-519-54, Doi: 10.1007/s00168-007-0184-9.
Weisbrod, G. e Reno, A., (2009). Economic Impact of Public Transportation Investment, TCRP Project J-11, Task 7, American Public Transportation Association.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.