Ações de ecoeficiência para melhoria do desempenho no transporte rodoviário de produtos perigosos

Ilton Curty Leal, Jr., Marcio de Almeida D'Agosto

Resumo


O modo rodoviário é o mais utilizado para a movimentação de etanol no Brasil e seu desempenho, se comparado aos demais modos, é inferior em termos de ecoeficiência para o produto em questão. Diante disto, este trabalho propõe a avaliação da implantação de ações que melhorem os resultados econômicos e ambientais do transporte rodoviário. Inicialmente comparou-se o desempenho entre as várias alternativas modais com base no cenário atual. Após isso, foi realizada uma nova avaliação considerando ações para a melhoria de ecoeficiência como redução no consumo de combustível, utilização de biodiesel, redução do número de acidentes e melhorias nos valores de frete. Os resultados mostram que o modo rodoviário, se comparado com outras nove alternativas intermodais, pode sair do último lugar em desempenho para o quarto lugar.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4237/transportes.v20i3.563

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2012 Ilton Curty Leal, Jr., Marcio de Almeida D'Agosto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.