Uma proposta metodológica para estimar o custo da poluição do ar nas análises de viabilidade de sistemas de transportes urbanos

Marcelo Camilli Landmann, Helena Ribeiro, Csaba Deák

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar um novo método para valoração monetária da poluição do ar para ser utilizado nas análises de viabilidade de projetos de transportes. Os métodos tradicionalmente utilizados, com base nos custos de saúde, envolvem várias etapas de cálculo, muita imprecisão, e são considerados muito complexos e onerosos. Além disso, os dados necessários nem sempre estão disponíveis nos países em desenvolvimento, o que tem levado a adaptações precárias dos resultados dos estudos feitos nos países desenvolvidos, com base na renda per capita, por exemplo, desconsiderando assim a dispersão dos poluentes e outras especificidades das regiões de estudo, como o grau de exposição e a pré-disposição da população local às doenças. O método proposto tem como base os custos do controle das emissões veiculares. Através de pesquisa de preços de catalisadores e dos custos de manutenção e fiscalização das emissões veiculares, e aplicando-se as equações de consumo de combustíveis em redes urbanas, chegou-se a um modelo bastante simples e direto, que pode ser facilmente utilizado nos estudos de planejamento de transportes. Como dados de entrada são utilizados os valores de veículo*km, veículo*hora e velocidade média na rede, obtidos a partir de modelos de simulação de transportes. Finalmente, se assinala que o método proposto deriva de uma abordagem em que a conservação ambiental, mais do que mera questão de eficiência econômica, é uma condição necessária à própria reprodução da sociedade.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v15i1.46

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2007 Marcelo Camilli Landmann, Helena Ribeiro, Csaba Deák

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.