O IMPACTO DO CUSTO DE COLETA DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA DISPERSO EM ÁREAS URBANAS NO CUSTO TOTAL DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL – ESTUDO DE CASO

Ricardo César da Silva Guabiroba, Márcio de Almeida D'Agosto

Resumo


O uso de biodiesel tem atraído a atenção de muitos países ao redor do mundo por ser um biocombustível renovável, além de ser menos poluente que o óleo diesel de petróleo. Apesar de ser produzido em sua grande maioria a partir de óleos vegetais virgens, o biodiesel pode ser produzido a partir de matérias-primas residuais, como a gordura animal e o óleo residual de fritura. Este último resíduo é encontrado disperso em áreas urbanas e, por essa razão, seu custo de coleta pode ser alto a ponto de tornar inviável a produção de biodiesel. A probabilidade de esse custo ser alto aumenta, quando a operação de coleta é regida de modo desorganizado e sem a existência de planejamento. É o que se observa nas operações de coleta de cooperativas populares que serão tratadas neste estudo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v19i1.372

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2011 Ricardo César da Silva Guabiroba, Márcio de Almeida D'Agosto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.