Indicadores do uso do telefone celular ao volante com base em dados naturalísticos de direção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3053

Palavras-chave:

Distração ao volante. Adaptação de velocidade. Compensação do risco.

Resumo

O uso do telefone celular ao volante é fator de risco reconhecido para a ocorrência de sinistros de trânsito. Pouco ainda se conhece sobre as características de uso do telefone celular como tarefa secundária à condução no Brasil. O objetivo deste estudo foi produzir e analisar indicadores de desempenho da segurança viária relacionados ao uso do telefone celular ao volante a partir de uma base de dados naturalísticos de direção. A metodologia consistiu em um estudo observacional com a análise de vídeos obtidos a partir do monitoramento da atividade real de condução de 32 condutores em Curitiba e Região Metropolitana. O uso mais comum foi para verificar/navegar – 44,96% dos usos. A frequência média de uso foi de 8,71 usos/h e a duração de 55,34 segundos por uso. Em média, os condutores reduziram a velocidade em 6,32 km/h após o início do uso e aumentaram em 5,11 km/h após a conclusão. Verificar/navegar foi o tipo de uso com maior adaptação de velocidade, apresentando uma redução média de 7,39 km/h ao iniciar o uso e um aumento médio de 3,55 km/h ao fim do uso. Em conclusão, a adaptação da velocidade para o uso do telefone celular foi relacionada à complexidade da atividade, conforme os níveis de demanda manual, visual e cognitiva. No entanto, os condutores não perceberam o acréscimo de risco nas ligações ou envio de mensagens de voz, evidenciado a necessidade de medidas mais efetivas para reduzir o engajamento na tarefa secundária de uso do telefone celular ao volante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Noriyuki Kubo, Universidade Federal do Paraná

Thiago Noriyuki Kubro é Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná, tendo atuado como pesquisador no projeto de pesquisa "Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro".

Arthur Hideio Noguti, Observatório Nacional de Segurança Viária

Arthur Hideio Noguti é estudante de Estatística e Ciência de Dados pela Universidade Federal do Paraná, tendo atuado como estagiário no Observatório Nacional de Segurança Viária.

Jorge Tiago Bastos , Universidade Federal do Paraná

Jorge Tiago Bastos é Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo e Universiteit Hasselt (Bélgica), Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná e integra o corpo de professores permanentes do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano da UFPR. É líder do Grupo de Pesquisa "Observatório Nacional de Segurança Viária. Foi recentemente pesquisador visitante no Federal Highway Research Institute da Alemanha (BASt) e no Centre for Accident Research and Road Safety (CARRS-Q) da Queensland University of Technology, Austrália. É membro do conselho deliberativo do Observatório Nacional de Segurança Viária.É coordenador do 1 Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro (NDS-BR http://www.tecnologia.ufpr.br/portal/ceppur/estudo-naturalistico-de-direcao-brasileiro/) e dos acordos de cooperação técnica e dos contratos de PDI entre a UFPR e Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). É autor de três livros sobre segurança viária. Atua nas linhas de pesquisa: estudos naturalísticos de segurança viária, a influência do ambiente urbano no nível de segurança viária, gestão da velocidade, diagnóstico da segurança viária, análise de contramedidas de acidentes, metas de redução da mortalidade no trânsito, registros de acidentes e indicadores de desempenho da segurança viária.

Referências

Atwood, J.; F. Guo; G. Fitch et al. (2018) The driver-level crash risk associated with daily cellphone use and cellphone use while driving. Accident; Analysis and Prevention, v. 119, p. 149-54. DOI: 10.1016/j.aap.2018.07.007. PMid:30031295. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2018.07.007

Backer-Grøndahl, A. and F. Sagberg (2011) Driving and telephoning: relative accident risk when using hand-held and hands-free mobile phones. Safety Science, v. 49, n. 2, p. 324-330. DOI: 10.1016/j.ssci.2010.09.009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2010.09.009

Bastos, J.T.; P.A.B. Santos; E.C. Amancio et al. (2020) Naturalistic driving study in Brazil: an analysis of mobile phone use behavior while driving. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 17, p. 6412. DOI: 10.3390/ijerph17176412. PMid:32899144. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17176412

Bastos, J.T.; P.A.B. Santos; E.C. Amancio et al. (2021) Is organized carpooling safer? Speeding and distracted driving behaviors from a naturalistic driving study in Brazil. Accident; Analysis and Prevention, v. 152, p. 105992. DOI: 10.1016/j.aap.2021.105992. PMid:33549972. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2021.105992

Christoph, M.; S. Wesseling and N. van Nes (2019) ‘Self-regulation of drivers’ mobile phone use: the influence of driving context. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, v. 66, p. 262-272. DOI: 10.1016/j.trf.2019.09.012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trf.2019.09.012

Eldessouki, W. and A. Almaneea (2023) Smartphones and traffic signals: a quantitative assessment for phone usage behavior on performance of signalized intersections. Journal of Traffic and Transportation Engineering, v. 10, n. 4, p. 611-632. DOI: 10.1016/j. jtte.2022.06.005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtte.2022.06.005

Funkhouser, D. and J. Sayer (2012) Naturalistic Census of Cell Phone Use, Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, v. 2321, n. 1, p. 1-6. DOI: 10.3141/2321-01. DOI: https://doi.org/10.3141/2321-01

IBGE (2019) PeNSE: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Rio de Janeiro: IBGE.

Ismaeel, R.; D. Hibberd; O. Carsten et al. (2020) Do drivers self-regulate their engagement in secondary tasks at intersections? An examination based on naturalistic driving data. Accident; Analysis and Prevention, v. 137, p. 105464. DOI: 10.1016/j. aap.2020.105464. PMid:32035295. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2020.105464

Khan, I.; S.S. Rizvi; S. Khusro et al. (2021) Analyzing drivers’ distractions due to smartphone usage: evidence from AutoLog dataset. Mobile Information Systems, v. 2021, p. 1-14. DOI: 10.1155/2021/5802658. DOI: https://doi.org/10.1155/2021/5802658

Kreusslein, M.; T. Morgenstern; T. Petzoldt et al. (2020) Characterising mobile phone calls while driving on limited-access roads based on SHRP 2 naturalistic driving data. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, v. 70, p. 208-222. DOI: 10.1016/j.trf.2020.03.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trf.2020.03.002

Morgenstern, T.; L. Schott and J.F. Krems (2020) Do drivers reduce their speed when texting on highways? A replication study using European naturalistic driving data. Safety Science, v. 128, p. 104740. DOI: 10.1016/j.ssci.2020.104740. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2020.104740

Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV (2025) Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro (NDS-BR). São José dos Campos.

Oviedo-Trespalacios, O.; M. Haque; M. King et al. (2018) Driving behaviour while self-regulating mobile phone interactions: a human-machine system approach. Accident; Analysis and Prevention, v. 118, p. 253-262. DOI: 10.1016/j.aap.2018.03.020. PMid:29653674. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2018.03.020

Phuksuksakul, N.; K. Kanitpong and S. Chantranuwathana (2021) Factors affecting behavior of mobile phone use while driving and effect of mobile phone use on driving performance. Accident; Analysis and Prevention, v. 151, p. 105945. DOI: 10.1016/j. aap.2020.105945. PMid:33385967. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2020.105945

Saifuzzaman, M.; M. Haque; Z. Zheng et al. (2015) Impact of mobile phone use on car-following behaviour of young drivers. Accident; Analysis and Prevention, v. 82, p. 10-19. DOI: 10.1016/j.aap.2015.05.001. PMid:26009990. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2015.05.001

Schneidereit, T.; T. Petzoldt; A. Keinath et al. (2017) Using SHRP 2 naturalistic driving data to assess drivers’ speed choice while being engaged in different secondary tasks. Journal of Safety Research, v. 62, p. 33-42. DOI: 10.1016/j.jsr.2017.04.004. PMid:28882275. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsr.2017.04.004

Tivesten, E. and M. Dozza (2014) Driving context and visual-manual phone tasks influence glance behavior in naturalistic driving. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, v. 26, p. 258-272. DOI: 10.1016/j.trf.2014.08.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trf.2014.08.004

Törnros, J.E.B. and A.K. Bolling (2005) Mobile phone use: effects of handheld and handsfree phones on driving performance. Accident; Analysis and Prevention, v. 37, n. 5, p. 902-909. DOI: 10.1016/j.aap.2005.04.007. PMid:15946638. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2005.04.007

Wijayaratna, K.P.; M.L. Cunningham; M.A. Regan et al. (2019) Mobile phone conversation distraction: Understanding differences in impact between simulator and naturalistic driving studies. Accident; Analysis and Prevention, v. 129, p. 108-118. DOI: 10.1016/j. aap.2019.04.017. PMid:31150917. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2019.04.017

Young, K.L. and M.G. Lenné (2010) Driver engagement in distracting activities and the strategies used to minimize risk. Safety Science, v. 48, n. 3, p. 326-332. DOI: 10.1016/j.ssci.2009.10.008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2009.10.008

Ziakopoulos, A.; A. Kontaxi and G. Yannis (2023) Analysis of mobile phone use engagement during naturalistic driving through explainable imbalanced machine learning. Accident; Analysis and Prevention, v. 181, p. 106936. DOI: 10.1016/j.aap.2022.106936. PMid:36577243. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2022.106936

Downloads

Publicado

16-05-2025

Como Citar

Kubo, T. N., Hideio Noguti, A. ., & Bastos , J. T. (2025). Indicadores do uso do telefone celular ao volante com base em dados naturalísticos de direção. Transportes, 33, e3053. https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3053

Edição

Seção

Artigos