Indicadores do uso do telefone celular ao volante com base em dados naturalísticos de direção
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v33.e3053Palavras-chave:
Distração ao volante. Adaptação de velocidade. Compensação do risco.Resumo
O uso do telefone celular ao volante é fator de risco reconhecido para a ocorrência de sinistros de trânsito. Pouco ainda se conhece sobre as características de uso do telefone celular como tarefa secundária à condução no Brasil. O objetivo deste estudo foi produzir e analisar indicadores de desempenho da segurança viária relacionados ao uso do telefone celular ao volante a partir de uma base de dados naturalísticos de direção. A metodologia consistiu em um estudo observacional com a análise de vídeos obtidos a partir do monitoramento da atividade real de condução de 32 condutores em Curitiba e Região Metropolitana. O uso mais comum foi para verificar/navegar – 44,96% dos usos. A frequência média de uso foi de 8,71 usos/h e a duração de 55,34 segundos por uso. Em média, os condutores reduziram a velocidade em 6,32 km/h após o início do uso e aumentaram em 5,11 km/h após a conclusão. Verificar/navegar foi o tipo de uso com maior adaptação de velocidade, apresentando uma redução média de 7,39 km/h ao iniciar o uso e um aumento médio de 3,55 km/h ao fim do uso. Em conclusão, a adaptação da velocidade para o uso do telefone celular foi relacionada à complexidade da atividade, conforme os níveis de demanda manual, visual e cognitiva. No entanto, os condutores não perceberam o acréscimo de risco nas ligações ou envio de mensagens de voz, evidenciado a necessidade de medidas mais efetivas para reduzir o engajamento na tarefa secundária de uso do telefone celular ao volante.
Downloads
Referências
Atwood, J.; F. Guo; G. Fitch et al. (2018) The driver-level crash risk associated with daily cellphone use and cellphone use while driving. Accident; Analysis and Prevention, v. 119, p. 149-54. DOI: 10.1016/j.aap.2018.07.007. PMid:30031295. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2018.07.007
Backer-Grøndahl, A. and F. Sagberg (2011) Driving and telephoning: relative accident risk when using hand-held and hands-free mobile phones. Safety Science, v. 49, n. 2, p. 324-330. DOI: 10.1016/j.ssci.2010.09.009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2010.09.009
Bastos, J.T.; P.A.B. Santos; E.C. Amancio et al. (2020) Naturalistic driving study in Brazil: an analysis of mobile phone use behavior while driving. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 17, n. 17, p. 6412. DOI: 10.3390/ijerph17176412. PMid:32899144. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17176412
Bastos, J.T.; P.A.B. Santos; E.C. Amancio et al. (2021) Is organized carpooling safer? Speeding and distracted driving behaviors from a naturalistic driving study in Brazil. Accident; Analysis and Prevention, v. 152, p. 105992. DOI: 10.1016/j.aap.2021.105992. PMid:33549972. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2021.105992
Christoph, M.; S. Wesseling and N. van Nes (2019) ‘Self-regulation of drivers’ mobile phone use: the influence of driving context. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, v. 66, p. 262-272. DOI: 10.1016/j.trf.2019.09.012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trf.2019.09.012
Eldessouki, W. and A. Almaneea (2023) Smartphones and traffic signals: a quantitative assessment for phone usage behavior on performance of signalized intersections. Journal of Traffic and Transportation Engineering, v. 10, n. 4, p. 611-632. DOI: 10.1016/j. jtte.2022.06.005. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtte.2022.06.005
Funkhouser, D. and J. Sayer (2012) Naturalistic Census of Cell Phone Use, Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, v. 2321, n. 1, p. 1-6. DOI: 10.3141/2321-01. DOI: https://doi.org/10.3141/2321-01
IBGE (2019) PeNSE: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Rio de Janeiro: IBGE.
Ismaeel, R.; D. Hibberd; O. Carsten et al. (2020) Do drivers self-regulate their engagement in secondary tasks at intersections? An examination based on naturalistic driving data. Accident; Analysis and Prevention, v. 137, p. 105464. DOI: 10.1016/j. aap.2020.105464. PMid:32035295. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2020.105464
Khan, I.; S.S. Rizvi; S. Khusro et al. (2021) Analyzing drivers’ distractions due to smartphone usage: evidence from AutoLog dataset. Mobile Information Systems, v. 2021, p. 1-14. DOI: 10.1155/2021/5802658. DOI: https://doi.org/10.1155/2021/5802658
Kreusslein, M.; T. Morgenstern; T. Petzoldt et al. (2020) Characterising mobile phone calls while driving on limited-access roads based on SHRP 2 naturalistic driving data. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, v. 70, p. 208-222. DOI: 10.1016/j.trf.2020.03.002. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trf.2020.03.002
Morgenstern, T.; L. Schott and J.F. Krems (2020) Do drivers reduce their speed when texting on highways? A replication study using European naturalistic driving data. Safety Science, v. 128, p. 104740. DOI: 10.1016/j.ssci.2020.104740. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2020.104740
Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV (2025) Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro (NDS-BR). São José dos Campos.
Oviedo-Trespalacios, O.; M. Haque; M. King et al. (2018) Driving behaviour while self-regulating mobile phone interactions: a human-machine system approach. Accident; Analysis and Prevention, v. 118, p. 253-262. DOI: 10.1016/j.aap.2018.03.020. PMid:29653674. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2018.03.020
Phuksuksakul, N.; K. Kanitpong and S. Chantranuwathana (2021) Factors affecting behavior of mobile phone use while driving and effect of mobile phone use on driving performance. Accident; Analysis and Prevention, v. 151, p. 105945. DOI: 10.1016/j. aap.2020.105945. PMid:33385967. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2020.105945
Saifuzzaman, M.; M. Haque; Z. Zheng et al. (2015) Impact of mobile phone use on car-following behaviour of young drivers. Accident; Analysis and Prevention, v. 82, p. 10-19. DOI: 10.1016/j.aap.2015.05.001. PMid:26009990. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2015.05.001
Schneidereit, T.; T. Petzoldt; A. Keinath et al. (2017) Using SHRP 2 naturalistic driving data to assess drivers’ speed choice while being engaged in different secondary tasks. Journal of Safety Research, v. 62, p. 33-42. DOI: 10.1016/j.jsr.2017.04.004. PMid:28882275. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jsr.2017.04.004
Tivesten, E. and M. Dozza (2014) Driving context and visual-manual phone tasks influence glance behavior in naturalistic driving. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, v. 26, p. 258-272. DOI: 10.1016/j.trf.2014.08.004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.trf.2014.08.004
Törnros, J.E.B. and A.K. Bolling (2005) Mobile phone use: effects of handheld and handsfree phones on driving performance. Accident; Analysis and Prevention, v. 37, n. 5, p. 902-909. DOI: 10.1016/j.aap.2005.04.007. PMid:15946638. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2005.04.007
Wijayaratna, K.P.; M.L. Cunningham; M.A. Regan et al. (2019) Mobile phone conversation distraction: Understanding differences in impact between simulator and naturalistic driving studies. Accident; Analysis and Prevention, v. 129, p. 108-118. DOI: 10.1016/j. aap.2019.04.017. PMid:31150917. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2019.04.017
Young, K.L. and M.G. Lenné (2010) Driver engagement in distracting activities and the strategies used to minimize risk. Safety Science, v. 48, n. 3, p. 326-332. DOI: 10.1016/j.ssci.2009.10.008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ssci.2009.10.008
Ziakopoulos, A.; A. Kontaxi and G. Yannis (2023) Analysis of mobile phone use engagement during naturalistic driving through explainable imbalanced machine learning. Accident; Analysis and Prevention, v. 181, p. 106936. DOI: 10.1016/j.aap.2022.106936. PMid:36577243. DOI: https://doi.org/10.1016/j.aap.2022.106936
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thiago Noriyuki Kubo, Arthur Hideio Noguti, Jorge Tiago Bastos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.