Avaliação laboratorial e estatística das características microestruturais da Argamassa Areia Asfalto
DOI:
https://doi.org/10.58922/transportes.v32i3.3014Palavras-chave:
Ensaios laboratoriais, Ligantes asfálticos, Volume de vazios, Espessura do filme de ligante, Processamento digital de imagensResumo
Um dos problemas encontrados nos pavimentos asfálticos é o dano por fadiga, que está relacionado com o tipo de agregado, a reologia do ligante asfáltico e sua composição química, resultando no surgimento de microtrincas e, posteriormente, em macrotrincas. Portanto, esse fenômeno precisa ser estudado desde a escala do ligante asfáltico até a mistura asfáltica completa. Nesse sentido, o presente artigo foca no estudo da escala do ligante asfáltico com o objetivo de investigar as características microestruturais de amostras cilíndricas de Sand Asphalt Mortar (SAM). Essas amostras podem ser constituídas de uma areia padrão e qualquer tipo de ligante asfáltico. O uso da SAM pode contribuir com a obtenção de parâmetros reológicos laboratoriais representando melhor a real espessura do filme de ligante que existe numa mistura asfáltica. Neste estudo, amostras de SAM constituídas de asfalto modificado por polímero sem envelhecimento foram compactadas com o auxílio de uma prensa manual, resultando em corpos de prova cilíndricos com 40 mm de altura e 12,5 mm de diâmetro. Os resultados obtidos indicaram que as amostras com 6% de ligante apresentam homogeneidade em termos de parâmetros microestruturais e representam de forma mais realista a espessura do filme de ligante que irá existir numa mistura asfáltica completa, podendo ser utilizada em ensaios oscilatórios realizados no reômetro de cisalhamento dinâmico e contribuir com os estudos sobre a fadiga de ligantes asfálticos.
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