Adaptação do HCM para análise de rodovias de pista simples sem faixas adicionais no Brasil

Autores

  • Juliangelo Kayo Sangi de Oliveira Universidade de Minas Gerais, Minas Gerais – Brasil
  • José Elievam Bessa Júnior Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2690

Palavras-chave:

Nível de serviço, Rodovias de pista simples, Simulação de tráfego

Resumo

O Highway Capacity Manual (HCM) é o principal documento utilizado para a análise do nível de serviço e da capacidade de componentes rodoviários. Todavia, a aplicação de sua metodologia sem que sejam realizadas adaptações às condições locais de tráfego e das vias e às características dos veículos e dos motoristas pode resultar em discrepâncias entre as medidas de desempenho calculadas por meio do manual e as observadas em campo. Este trabalho teve como objetivo adaptar o novo método do HCM (7ª edição) às condições das rodovias de pista simples brasileiras sem faixas adicionais. De posse de uma versão recalibrada do Aimsun Next, foram gerados resultados de simulação para segmentos hipotéticos com o intuito de ajustar modelos de tráfego para obter a densidade de veículos em pelotões (FD), a nova medida de serviço proposta para avaliar segmentos de rodovias de pista simples. Os resultados de FD encontrados com o método proposto mostraram que os modelos de tráfego do HCM necessitam de adaptações para avaliar rodovias brasileiras, evitando-se níveis de serviço subestimados em relação ao que é observado em campo.

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Biografia do Autor

José Elievam Bessa Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais – Brasil

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestre (2009) e Doutor (2015) em Engenharia de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Foi Professor Efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), no Departamento de Engenharia de Transportes, entre os anos de 2014 e 2018. Atualmente, é Professor do Magistério Superior na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), lotado no Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia (DETG). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Simulação de Tráfego, Capacidade viária e nível de serviço, Controle de tráfego urbano, Operação de transportes e Planejamento dos transportes.

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Publicado

03-11-2022

Como Citar

Sangi de Oliveira, J. K. ., & Bessa Júnior, J. E. . (2022). Adaptação do HCM para análise de rodovias de pista simples sem faixas adicionais no Brasil. TRANSPORTES, 30(3), 2690. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i3.2690

Edição

Seção

Artigos