Verificação da relação IRI e BBI na avaliação da irregularidade longitudinal de pavimentos aeroportuários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i1.2590

Palavras-chave:

Irregularidade longitudinal, Aeroportos, International Roughness Index (IRI), Boeing Bump Index (BBI)

Resumo

A irregularidade longitudinal em Pistas de Pouso e Decolagem (PPD) é frequentemente monitorada por meio do International Roughness Index (IRI), índice desenvolvido para avaliação de rodovias. Com o propósito de melhor abordar as particularidades dos pavimentos aeroportuários, foi desenvolvido um método específico para as PPD, o denominado Boeing Bump Index (BBI). Este estudo busca verificar a relação existente entre o IRI e o BBI, a partir dos parâmetros de valor médio e crítico, obtidos pelo software ProFAA, comparando diferentes abordagens. Neste artigo, verificou-se que as maiores correlações foram observadas entre o IRI e BBI críticos. Além disso, essa correlação mostrou-se maior nas análises do primeiro terço de pista, com 58% das pistas apresentando R² maior que 0,70. Sendo assim, com base no conjunto de dados analisados, verifica-se que existe uma correlação significativa entre o IRI e o BBI apenas quando associados aos valores críticos.

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Publicado

26-04-2022

Como Citar

da Silva Sousa, E. ., de Sousa Carneiro, R. ., & Lacerda de Oliveira, F. H. . (2022). Verificação da relação IRI e BBI na avaliação da irregularidade longitudinal de pavimentos aeroportuários. TRANSPORTES, 30(1), 2590. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i1.2590