Avaliação do desempenho acústico e das características de superfície de camada porosa de atrito em meio urbano

Autores

  • Carla Marília Cavalcante Alecrim Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil https://orcid.org/0000-0001-8534-5187
  • Verônica Teixeira Franco Castelo Branco Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Nara Gabriela de Mesquita Peixoto Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil
  • Alessandro Alves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul – Brasil
  • Gleidson Martins Pinheiro Universidade Federal do Ceará, Ceará – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v30i1.2581

Palavras-chave:

Camada Porosa de Atrito, Ruído pneu-pavimento, Textura, Vias urbanas

Resumo

A Camada Porosa de Atrito (CPA) é utilizada, dentre outros locais, em rodovias ou em pistas de pouso e decolagem, para promover melhorias funcionais no pavimento. Em Fortaleza, a CPA está sendo utilizada em vias urbanas. O objetivo desse artigo é avaliar o desempenho acústico e de superfície das CPAs aplicadas nessas vias. Para isso, foram realizados ensaios acústicos (método da passagem controlada) em vias com revestimentos em CPA e em Concreto Asfáltico (CA). Foram realizados ensaios tradicionais de micro e macrotextura, além da utilização da técnica de Close-Range Photogrammetry (CRP) para a obtenção de parâmetros da superfície. A CPA mostrou-se eficiente na redução do ruído no meio urbano (até 5,6 dB (A)). A micro e a macrotexturas das CPAs não foram melhores do que um CA convencional nessas vias. A técnica de CRP possibilitou a obtenção de parâmetros que caracterizam melhor revestimentos de textura negativa como a CPA.

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Publicado

26-04-2022

Como Citar

Cavalcante Alecrim, C. M. ., Teixeira Franco Castelo Branco, V. ., de Mesquita Peixoto, N. G. ., Alves, A., & Martins Pinheiro, G. . (2022). Avaliação do desempenho acústico e das características de superfície de camada porosa de atrito em meio urbano. TRANSPORTES, 30(1), 2581. https://doi.org/10.14295/transportes.v30i1.2581