Avaliação do efeito de faixas adicionais de subida em segmentos de rodovias de pista simples
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2359Palavras-chave:
Nível de Serviço, HCM, Simulação de TráfegoResumo
O novo método do Highway Capacity Manual (HCM) para calcular a capacidade e o nível de serviço de rodovias de pista simples deverá ser, provavelmente, baseado na Densidade de Veículos em Pelotões (FD). No Brasil, há poucos estudos que determinam o impacto de faixas adicionais em rodovias de pista simples, sobretudo envolvendo FD, que é o objetivo geral deste trabalho. Para isso, foi obtido um conjunto de dados de tráfego em segmentos de rodovia para calibrar e validar o simulador de tráfego VISSIM. Com uma versão recalibrada do simulador, foram gerados dados de tráfego em segmentos viários hipotéticos com e sem faixas adicionais, com os quais foram ajustados modelos de tráfego fluxo x FD. Os resultados da análise dos modelos indicaram que a proposta deste trabalho produziu valores de nível de serviço e de FD mais aderentes aos valores que foram observados em campo.
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