Medidas para a promoção da bicicleta em São Paulo: uma análise Multicritério e Multiatores
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2316Palavras-chave:
Promoção da bicicleta, MAMCA, São Paulo, Análise multicritério e multiatoresResumo
Esse estudo, cujo objetivo é identificar barreiras e incentivos para o uso da bicicleta na cidade de São Paulo, a partir da consulta a stakeholders e da adaptação de um método de análise multicritério e multiatores (MAMCA), envolveu planejadores e representantes de organizações não governamentais. Os resultados, obtidos por meio de workshops e consultas, mostraram que os atores envolvidos não possuíam leituras da realidade tão distintas entre si, embora o grupo de influenciadores tenha se mostrado mais crítico que o de planejadores. A infraestrutura cicloviária destacou-se como essencial para atrair ciclistas. A ausência de uma cultura da bicicleta também recebeu atenção. Contudo, mais significativo foi o fato de que o grupo de planejadores ignorou a importância da segurança de trânsito para o uso da bicicleta. Finalmente, a avaliação de cenários demonstrou que, para ambos os grupos, as medidas adotadas por São Paulo são pouco efetivas quando comparadas com outros casos.
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