A privatização torna os aeroportos brasileiros mais eficientes?
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v29i2.2304Palavras-chave:
Concessões, Aeroportos, DEA, SBM, Regressão TobitResumo
As concessões dos aeroportos à gestão privada começaram no Brasil em 2011 para resolver gargalos de infraestrutura e a necessidade de investimentos. Melhorias de produtividade após a privatização precisam ser medidas e os ganhos de eficiência podem ajudar a identificar pontos estratégicos em que intervir tanto nas concessões atuais quanto nas futuras. É notório na literatura estudos que aplicaram DEA para medir a eficiência aeroportuária. No entanto, estudos anteriores não aplicaram os modelos Slacks-Based Measure Data Analysis Envelopment nem a regressão Tobit de segundo estágio para avaliar a eficiência aeroportuária, especialmente no contexto da privatização de aeroportos brasileiros. O objetivo deste estudo é verificar se a privatização contribui para melhorar a eficiência produtiva dos aeroportos brasileiros em relação aos aeroportos públicos, utilizando folgas nas variáveis e identificando novas variáveis socioeconômicas que podem influenciar o índice de eficiência produtiva. Uma abordagem SBM-DEA em dois estágios constatou que apenas 40% da amostra, dentre 28 aeroportos, são eficientes, evidenciando uma má gestão no geral, e as folgas mostram os setores que precisam de mais atenção e investimentos. Com base no processo produtivo e na amostra avaliada, o estudo conclui que a privatização dos aeroportos brasileiros não melhorou sua eficiência produtiva. Sugere-se a revisão dos contratos da primeira rodada de concessões, pois a obrigatoriedade contratual pode resultar em menor eficiência
produtiva.
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