Modeling travel mode choice under social influence for the brazilian context
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v28i3.2214Palavras-chave:
Escolha do modo de viagem. Influência social. Rede social. Comportamento de viagem.Resumo
Busca-se neste trabalho a definição de um modelo comportamental para verificar a existência da influência social na escolha do modo de viagem no contexto brasileiro. Para isso, realizou-se uma pesquisa no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB) com coleta e modelagem logit multinomial de dados sociais e de viagem. Verificou-se, como resultado, a existência da influência social por conformidade na escolha do modo de viagem para a universidade quando se consideram os modos sustentáveis (bicicleta e caminhada) e a carona: a probabilidade de um indivíduo utilizar modos sustentáveis em detrimento do automóvel é 76% maior quando a quantidade de contatos sociais usuários destes modos aumenta em 10%. Para a carona este aumento é de 27%. A consideração da influência social permite a percepção mais abrangente dos fatores relevantes no processo decisório individual, sendo referência para a formulação de políticas públicas de mobilidade, com destaque para aquelas que buscam promover alternativas sustentáveis e compartilhadas.Downloads
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