Projeto de reforço para o pavimento flexível do anel viário da UFJF baseado no novo método de dimensionamento mecanístico-empírico nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/transportes.v28i1.2144

Palavras-chave:

Reforço, Método mecanístico-empírico, Retroanálise.

Resumo

O presente trabalho de pesquisa utiliza o novo programa de dimensionamento de pavimentos flexíveis no Brasil (MeDiNa), para o cálculo de reforço do pavimento do anel viário da Universidade Federal de Juiz de Fora visando o restabelecimento de propriedades funcionais. Esse pavimento é avaliado funcionalmente através de Levantamento Visual Contínuo Informatizado (LVCI) e ensaio de irregularidade longitudinal, e estruturalmente por meio de levantamento de deflexões realizado por equipamento FWD e abertura de poço de sondagem. Com os dados coletados na avaliação estrutural, é realizada a segmentação homogênea do trecho e uma retroanálise de dados para obtenção de parâmetros necessários ao referido cálculo. Após o devido dimensionamento chegou-se à conclusão de que a melhor solução de reforço é o recapeamento de toda sua extensão com a mistura asfáltica de projeto em espessura única de 5,0 cm, observando a aplicação de uma camada antirreflexão de trincas em alguns trechos.

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Publicado

30-04-2020

Como Citar

Machado, T. F. de O., Marques, G. L. de O., & Rocha, M. L. (2020). Projeto de reforço para o pavimento flexível do anel viário da UFJF baseado no novo método de dimensionamento mecanístico-empírico nacional. TRANSPORTES, 28(1), 202–214. https://doi.org/10.14295/transportes.v28i1.2144

Edição

Seção

Artigos