Modelagem numérica do uso do ground penetrating radar na investigação de defeitos em pavimentos flexíveis
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v28i1.1883Palavras-chave:
GPR-Ground Penetrating Radar, FDTD, Simulações numéricas GPR 2D, Avaliação, Defeitos, Pavimento flexível.Resumo
Em geral os defeitos em pavimento são identificados quando tornam-se visíveis a olho nu, sendo diagnosticados por meio de métodos destrutivos e de modo amostral. O ground penetrating radar (GPR) é um método de investigação não destrutiva (IND), utilizado no pavimento desde a década de 1970. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da modelagem numérica ao se trabalhar com GPR para a investigação de defeitos em pavimentos e suas gêneses utilizando o método das diferenças finitas no domínio do tempo no simulador numérico gprMax. Foram modelados levantamentos em três cenários: ausência de defeitos aparentes; afundamento por consolidação em trilha de roda e presença de tapa-buraco. As respostas obtidas por modelagem foram comparadas aos resultados dos levantamentos de campo. Como contribuição do artigo pode-se demonstrar a importância da modelagem como ferramenta na formação de profissionais; no planejamento dos serviços de campo, além de facilitar a interpretação dos dados.
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