Efeito da aderência entre camadas na previsão de desempenho de pavimentos asfálticos

Anthony Gomes dos Santos, Rosuel Krum Mathias de Assis, José Leomar Fernandes Júnior

Resumo


Os métodos mecanísticos de projeto de pavimentos admitem perfeita aderência entre as camadas, o que pode não ocorrer no campo. Neste trabalho, com uso do programa de elementos finitos ABAQUS, são analisados os efeitos da condição de interface das camadas (aderência completa, parcial e nula) no comportamento mecânico de pavimentos. As análises foram realizadas para diferentes níveis de rigidez do material asfáltico e a estimativa do desempenho de pavimentos flexíveis, tanto a fadiga das camadas asfálticas quanto a deformação permanente, foi baseada em equações empírico-mecanísticos que consideram, respectivamente, as respostas estruturais: deformação horizontal de tração na fibra inferior das camadas asfálticas e deformação vertical de compressão no topo do subleito. Os resultados mostram que as respostas estruturais são mais sensíveis à condição de aderência na interface entre as camadas asfálticas, para a qual contribui a pintura de ligação, do que na segunda interface. A condição de interface entre as camadas afeta mais a vida do pavimento à fadiga que à deformação permanente e em ambos os casos a consideração de perfeita aderência entre as camadas resulta na previsão de melhor desempenho dos pavimentos. Portanto, o surgimento prematuro de defeitos pode estar relacionado, também, à fraca aderência entre camadas.


Palavras-chave


Aderência entre camadas, Resposta estrutural, Fadiga, Deformação permanente.

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v27i2.1597

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