Atraso de pedestres em travessias semaforizadas: uma comparação entre as modelagens pelo HCM e pelo microssimulador VISSIM

Lisel Expósito Martín, Talyson Pereira Bandeira, Davi Garcia Lopes Pinto, Manoel Mendonça de Castro Neto

Resumo


Com o aumento da atenção ao transporte não-motorizado, a modelagem do tráfego de pedestres em travessias urbanas tem sido tema crescente na literatura. Uma das principais medidas de desempenho utilizadas para avaliar o desempenho operacional de travessias é o atraso, que é definido como o tempo de espera dos pedestres para iniciar a travessia. Duas das principais ferramentas de modelagem para estimar o atraso médio dos pedestres são o Highway Capacity Manual - HCM e software de simulação, como o VISSIM. O objetivo principal deste trabalho é comparar essas duas ferramentas para estimação do atraso médio de pedestres em travessias semaforizadas. Para isto, foram analisadas duas travessias de uma interseção localizada na cidade de Fortaleza. Concluiu-se que, quanto maior for a quantidade de brechas aceitas pelos pedestres durante o vermelho, mais realista será a modelagem realizada com o VISSIM em comparação com a proposta pelo HCM, já que a modelagem proposta para o simulador considera este tipo de comportamento dos pedestres.


Palavras-chave


Modelagem de pedestres, Travessias semaforizadas.

Texto completo:

PDF

Referências


Bönisch, C. e T. Kretz (2009) Simulation of Pedestrian Crossing Street. Disponível em: (acesso em 18/04/2019). DOI: 10.13140/RG.2.1.1843.7842

Chandra, S.; R. Rastogi e V. Das (2014) Descriptive and parametric analysis of pedestrian gap acceptance in mixed traffic conditions. KSCE Journal of Civil Engineering, v. 18, n. 1, p. 284–293. DOI: 10.1007/s12205-014-0363-z

Dommes, A.; M.-A. Granié; M.-S. Cloutier; C. Coquelet e F. H.-Richard (2015) Red light violations by adult pedestrians and other safety-related behaviors at signalized crosswalks. Accident Analysis and Prevention, v. 80, p. 67–75. DOI: 10.1016/j.aap.2015.04.002

Guo, H.; Z. Gao; X. Yang e X. Jiang (2011) Modeling pedestrian violation behavior at signalized crosswalks in China: A hazards-based duration approach. Traffic Injury Prevention, v. 12, n. 1, p. 96–103. DOI: 10.1080/15389588.2010.518652

Helbing, D. e P. Molnár (1995) Social force model for pedestrian dynamics. Physical Review E, v. 51, n. 5, p. 4282–4286

Ishaque, M. M. e R. B. Noland, (2011) Pedestrian and Vehicle Flow Calibration in Multimodal Traffic Microsimulation. Journal of Transportation Engineering, v.135, n. 6, p. 338-348. DOI:10.1061/(ASCE)0733-947X(2009)135:6(338)

Jacobsen, A. e H. B. B. Cybis (2011) Microssimulação da travessia de pedestres : coleta de dados para calibração de modelos. Transportes, v. 19, p. 79–86. DOI:10.14295/transportes.v19i2.509

Kadali, B.; P. Vedagiri e N. Rathi (2015) Models for pedestrian gap acceptance behaviour analysis at unprotected mid-block crosswalks under mixed traffic conditions. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, v. 32, p. 114–126. DOI: 10.1016/j.trf.2015.05.006

Koh, P. P. e Y. D. Wong (2014) Gap acceptance of violators at signalised pedestrian crossings. Accident Analysis and Prevention, v. 62, p. 178–185. DOI: 10.1016/j.aap.2013.09.020

Marysaminathan, S. e P. Vedagiri (2013) Modeling Pedestrian Delay at Signalized Intersection Crosswalks under Mixed Traffic Condition. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 104, p. 708-717. DOI: 10.1016/j.sbspro.2013.11.165

Marysaminathan, S. e P. Vedagiri (2017) Modeling Pedestrian Level of Service at Signalized Intersection Under Mixed Traffic Conditions. Transportation Research Record, v. 2634, p. 86-94. DOI: 10.3141/2634-13

Onelcin, P. e Y. Alver (2015) Illegal crossing behavior of pedestrian at signalized intersections: Factors affecting the gap acceptance. Transportation Research Part F, v. 31, p. 124-132. DOI:10.1016/j.trf.2015.04.007.

Onelcin, P. e Y. Alver (2017) The crossing speed and safety margin of pedestrians at signalized intersections. Transportation Research Procedia, v. 22, p. 3-12. DOI: 10.1016/j.trpro.2017.03.002.

PTV (2016) Vissim 9 User Manual. Karlsruhe, Germany.

Rouphail, N.; J. Hummer; J. Milazzo e D. Allen (1998) Recommended Procedures Chapeter 13, “Pedestrian”, of the Highway Capacity Manual. Report FHWA-RD-98-107. Federal Highway Administration, Washington, D.C.

Siti, N. N. M.; D. B. Daniel; R. Hamidun; A. Walid; R. Munzilah; P. Joewono; A. M. Yusri e A. Kamarudin (2017) Analysis of Pedestrian Gap Acceptance and Crossing Decision in Kuala Lumpur. MATEC Web of Conferences. DOI: 10.1051/matecconf/201710308014

Suh, W.; D. Henclewood; A. Greenwood; A. Guin; R. Guensler; M. P. Hunter e R. Fujimoto (2013) Modeling pedestrian crossing activities in an urban environment using microscopic traffic simulation. Simulation, v. 89, n. 2, pp 213-224. DOI: 10.1177/0037549712469843

TRB (2016) Highway Capacity Manual 6th Edition. Transportation Research Board. Washington, DC.

Wiedemann, R. e U. Reiter (1992) Microscopic Traffic Simulation: The Simulation System MISSION. Project ICARUS (V1052). Final Report, p. 1-53.

Ye, X.; J. Chen; G. Jiang e X. Yan (2015) Modeling pedestrian level of service at signalized intersection crosswalks under mixed traffic conditions. TRB 94th Annual Meeting. Whashington D.C. DOI: 10.1016/j.sbspro.2013.11.165




DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v27i1.1581

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Lisel Expósito Martín, Talyson Pereira Bandeira, Davi Garcia Lopes Pinto, Manoel Mendonça de Castro Neto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.