Um procedimento para alocação de locomotivas a trens de carga
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v28i1.1548Palavras-chave:
Transporte ferroviário, Locomotiva, Alocação.Resumo
Este artigo apresenta um procedimento para alocação de diferentes locomotivas em diversos trens de carga. O procedimento é proposto passo a passo, incluindo o levantamento de informações e dados necessários e, por fim, um modelo de otimização com objetivo de minimizar os custos operacionais das locomotivas alocadas, focando em consumo de combustível (eficiência energética) e custos de manutenção. O trabalho apresenta uma aplicação do procedimento proposto com base nos dados de uma empresa ferroviária brasileira de transporte de cargas, demonstrando a oportunidade nas decisões de alocação das locomotivas disponíveis, gerando ganhos de eficiência energética, redução dos custos de manutenção e outros ganhos indiretos.
Downloads
Referências
Ahuja, R.K.; J. Liu; J.B. Orlin; D. Sharma e L.A Shughart (2005) Solving Real Life Locomotive Scheduling Problems. Transportation Science, v. 39, p. 503–517. DOI: https://doi.org/10.1287/trsc.1050.0115
Cassemiro, S.L.S. (2017) Procedimento de Planejamento de Alocação de Locomotivas. Dissertação Mestrado em Engenharia de Transportes Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro.
Florian, M.; G. Bushell; J. Ferland; G. Guerin e L. Nastansky (1976) The Engine Scheduling Problem in a Railway Network. INFOR: Information System and Operational Research, v.14, p. 121–138. DOI: https://doi.org/10.1080/03155986.1976.11731632
Gualda, N. D. F. e L.M.S.F. Murgel (1999) Modelo para Formação de Composições Ferroviárias. Transportes, v.7, p. 30-63. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v7i1.219
Hu, H.; K. Li e X. Xu (2013). A Multi-objective Train Scheduling Optimization Model Considering Locomotive Assignment and Segment Emission Constraints for Energy Saving. Journal of Modern Transportation, v.21, p.9–16. DOI: https://doi.org/10.1007/s40534-013-0003-1
Louzada, P.C.; R.A. Rosa; M.B. Foletto; L.B. Pimenta (2018) Estratégia de Utilização da Folga de Tração de Trens para Planeja-mento da Distribuição de Vagões Vazios. Transportes, v.26, p. 155 – 166. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1537
Magalhães, P.C.B. (2001) Módulo VII – Fundamentos de Logística Empresarial: Ênfase na Atividade Transporte. Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária. PUC-MG, Belo Horizonte.
MRS Logística S.A. (2014) Malha Ferroviária e Frota. Disponível em https://www.mrs.com.br/empresa/ferrovia-frota/. Acesso em: 01 de Agosto de 2018.
Paoletti, B. e S. Cappelletti (2007) The Optimization Model for Locomotive Rostering in the Fleet Planning Project. The Pro-ceedings of the Multiconference on Computational Engineering in Systems Applications. Institute of Electrical and Electronics Engineers—IEEE, Beijing, China. p. 362–365. DOI: https://doi.org/10.1109/cesa.2006.4281679
Piu, F. e M.G. Speranza (2013) The Locomotive Assignment Problem: A Survey on Optimization Models. International Transac-tion in Operational Research, v.21, p. 327–352. DOI: https://doi.org/10.1111/itor.12062
Piu, F.; V. Kumar; M. Bierlaire e M.G. Speranza (2015) Introducing a Preliminary Consists Selection in the Locomotive Assignment Problem. Transportation Research, v.82, p. 217–237. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tre.2015.07.003
Su, R.; L. Zhou e J. Tang (2015) Locomotive Schedule Optimization for Daqin Heavy Haul Railway. Hindawi Publishing Corporation Mathematical Problems in Engineering, v.2015, Article ID 607376. DOI: https://doi.org/10.1155/2015/607376
VALEC (2012) Elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para Implantação de Trechos Ferroviários da EF-151: Segmento 2 – Ligação Goiânia/Anápolis/Brasília, Recife.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um manuscrito para publicação neste periódico, todos os seus autores concordam, antecipada e irrestritamente, com os seguintes termos:
- Os autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista TRANSPORTES o direito de primeira publicação do manuscrito, sem nenhum ônus financeiro, e abrem mão de qualquer outra remuneração pela sua publicação pela ANPET.
- Ao ser submetido à Revista TRANSPORTES, o manuscrito fica automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial neste periódico.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da publicação inicial nesta revista, desde que tal contrato não implique num endosso do conteúdo do manuscrito ou do novo veículo pela ANPET.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) depois de concluído o processo editorial. Como a Revista TRANSPORTES é de acesso livre, os autores são estimulados a usar links para o site da Revista TRANSPORTES nesses casos.
- Os autores garantem ter obtido a devida autorização dos seus empregadores para a transferência dos direitos nos termos deste acordo, caso esses empregadores possuam algum direito autoral sobre o manuscrito. Além disso, os autores assumem toda e qualquer responsabilidade sobre possíveis infrações ao direito autoral desses empregadores, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.
- Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a ANPET e a Revista TRANSPORTES de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.