Sustentabilidade na última milha da distribuição postal em áreas urbanas mediante adoção de triciclos elétricos

Cintia Machado de Oliveira, Renata Albergaria de Mello Bandeira, George Vasconcelos Góes, Daniel Neves Schmitz Gonçalves, Marcio de Almeida D’Agosto

Resumo


A demanda por serviços de transporte em todo o mundo é um fenômeno que cresce à medida em que o processo de urbanização avança. No entanto, o excessivo uso de veículos acentua os problemas relacionados às entregas de última milha e à emissão de poluentes atmosféricos locais. O objetivo deste estudo é avaliar a sustentabilidade alcançada por meio da utilização de triciclos elétricos na distribuição postal na cidade do Rio de Janeiro. Identificou-se a redução de 27,86% do custo total de transportes. Ademais, observou-se reduções mensais de emissões de poluentes atmosféricos por rota de 10,11 g de CO; 32,78 g de NOX; 0,02 g de RCHO; 0,7 g de NMHC e 0,33 g de MP, enquanto que as reduções mensais de GEE por rota foram de 21,01 kg de CO2eq. Com relação aos aspectos sociais, a frequência cardíaca mostrou-se constante durante toda a operação, enquanto, na operação de distribuição tradicional intermodal, verificou-se uma maior variação durante a operação de entrega.


Palavras-chave


Veículo Elétrico, Triciclo, Sustentabilidade

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DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v26i3.1525

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