Heurísticas para o problema de dimensionamento e roteirização de uma frota heterogênea utilizando o algoritmo Out-of-Kilter

Roberto Gomes Teixeira, Cláudio Barbieri da Cunha

Resumo


Dado um conjunto de pontos de demanda e um conjunto de tipos de veículos, o Problema de Dimensionamento e Roteirização de uma Frota Heterogênea refere-se ao problema de compor e roteirizar uma frota de veículos, levando em consideração os custos fixos e variáveis, bem como restrições de capacidade, de tal forma que os custos de distribuição sejam minimizados. As heurísticas propostas baseiam-se em combinações de rotas obtidas a partir da solução de sucessivos problemas de designação. No presente trabalho, o problema de designação foi modelado como um Problema de Circulação com Custo Mínimo e solucionado através do algoritmo Out-of-Kilter. As heurísticas implementadas foram analisadas e comparadas para diferentes instâncias de problemas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v10i2.152

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2002 Roberto Gomes Teixeira, Cláudio Barbieri da Cunha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

TRANSPORTES (ISSN: 2237-1346) é uma publicação da ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (www.anpet.org.br)

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.