A interferência do módulo de resiliência do concreto asfáltico no período de projeto de pavimentos rodoviários
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v26i1.1456Palavras-chave:
Dimensionamento, Vida Útil, Módulo de Resiliência, Desempenho.Resumo
Os pavimentos rodoviários são dimensionados para atender uma determinada vida útil em função dos materiais e do tráfego. A análise mecanicista prevê que o Módulo de Resiliência do Concreto Asfáltico será constante ao longo de sua vida útil, fato divergente ao encontrado na literatura, ao envelhecimento natural do ligante e às condições climáticas. Neste artigo foi possível constatar, por meio de uma verificação teórico-mecanicista, que pavimentos asfálticos dimensionados para tráfegos moderado, pesado ou muito pesado, independente da capacidade de suporte do subleito, podem perder até 78% da sua vida útil a partir do terceiro ano de operação se o Módulo de Resiliência do Concreto Asfáltico obedecer a uma tendência decrescente, e um ganho de até 172% para uma tendência crescente. Desse modo, constata-se a importância de se desenvolver modelos de desempenho que considerem os fatores que interferem no comportamento do Concreto Asfáltico para que se possa elaborar projetos mais racionais.
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