Calibração do modelo de consumo de combustível do simulador AIMSUN com dados coletados via OBD

Arthur Theodoro Marinho, Renan Artur Lopes Eccel, Rodrigo Castelan Carlson, Werner Kraus Junior

Resumo


Dados coletados por meio da interface de diagnóstico de bordo (On-Board Diagnostics ‒ OBD), presente nos automóveis nacionais fabricados a partir de 2009, foram usados na calibração de modelo microscópico de consumo de combustível do simulador AIMSUN. Para a calibração dos parâmetros do modelo de consumo, mediu-se a velocidade instantânea, o fluxo de ar de admissão e o teor de oxigênio na mistura ar/combustível. Calibrou-se o modelo de consumo do simulador seguindo a abordagem modal, usando regressão para os modos de aceleração e velocidades constantes e média simples para os modos de marcha lenta e desaceleração. Para validar o modelo, os consumos de combustível medido e estimado foram comparados em ciclos de condução em áreas urbanas. Os resultados indicam a adequação do método para avaliação do consumo de combustível por veículos em malhas viárias urbanas. Além disso, o modelo calibrado com dados do OBD de quatro tipos de veículos foi usado no estudo por simulação de cenários atual e futuro no contexto de projeto de ampliação viária. Por meio de abordagem comparativa entre cenários, mostra-se que a estimação com parâmetros calibrados produz indicadores distintos e mais confiáveis em relação aos obtidos com os parâmetros originais do simulador.  


Palavras-chave


OBD, Modelagem, Consumo de Combustível, Microssimulação de Tráfego.

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