Investigação sobre a relação entre as características do terminal de passageiros aeroportuário e as receitas não aeronáuticas
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v25i4.1365Palavras-chave:
Aeroportos, Terminal de Passageiros, Receita Não Aeronáutica, Regressão Linear.Resumo
Com os elevados custos associados do setor aéreo, os aeroportos enfrentam um grande desafio que é o de maximizar suas receitas. Para isso, nota-se que a ampliação das receitas provenientes de atividades não aeronáuticas aparece como uma possível solução. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é realizar um estudo econométrico sobre as receitas não aeronáuticas dos aeroportos da rede Infraero, a fim de entender sua relevância para o operador, e quais parâmetros influenciam a captação desse recurso. A partir dos resultados obtidos observou-se que a participação da Receita Não Aeronáutica (RNA) sobre a Receita Total aeroportuária é de 54% e que os parâmetros mais relevantes para explicar tal receita dessa natureza são: (i) movimento de passageiros, (ii) área do terminal de passageiros, (iii) capacidade do estacionamento e (iv) lojas após o controle e inspeção de segurança.
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