Aplicação de métodos de dimensionamento de pavimentos aeroportuários da FAA ao Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek

Bernardo Antonio Silva Ramos, Dario Cardoso de Lima, Heraldo Nunes Pitanga, Taciano Oliveira da Silva

Resumo


Neste artigo, aborda-se o dimensionamento da pista de pouso e decolagem 11R/29L, em pavimento flexível, do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, empregando-se os métodos de dimensionamento da Federal Aviation Administration (FAA) divulgados na AC 150/5320-6D, de 1995, e na AC 150/5320-6E, de 2009, consi­derando-se os tráfegos aéreos do dimensionamento original e aquele atualizado para o ano de 2013. Foi possível observar a sensibilidade do procedimento da FAA de 2009 no que diz respeito à obtenção de estruturas mais fiéis às solicitações impostas pelos tráfegos analisados. Em relação às estruturas obtidas, pode-se observar: (i) a espessura de projeto obtida com o emprego do programa computacional FAARFIELD v. 1.305, para o mesmo tráfego aéreo de projeto, foi 10 cm menor do que aquela determinada com o emprego do procedimento da FAA de 1995; (ii) a espessura de projeto oriunda da utilização do procedimento da FAA de 1995, mas empregando-se o tráfego aéreo atual, foi  2,5 cm maior àquela determinada empregando-se o tráfego aéreo original de projeto; e (iii) a espessura de projeto determinada com o programa computacional FAARFIELD v. 1.305, considerando-se o tráfego aéreo atual, foi 21,5 cm menor do que aquela obtida com o emprego do procedimento da FAA de 1995.


Palavras-chave


Pavimento aeroportuário, Dimensionamento, FAARFIELD.

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DOI: http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v25i4.1180

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