Evaluating lane-by-lane gap-out based signal control for isolated intersection under stop-line, single and multiple advance detection systems
DOI:
https://doi.org/10.14295/transportes.v24i3.1142Palavras-chave:
Sinais Semaforizados Atuados, Detetores de Avanço, Intervalo Crítico de Extensão, Detenção Individualizada por Via, FHWA, VISSIM.Resumo
Nos sistemas semaforizados atuados os detetores por indução constituem a forma mais comum para recolha de informação de tráfego. Com base nessa informação o tempo de verde é incrementado sucessivamente até atingir um valor máximo, sendo o processo interrompido quando o intervalo de atuações ultrapassar um valor pré-estabelecido. A Federal Highway Administration (FHWA) propõe vários esquemas para localização dos detetores adaptados a diferentes ambientes rodoviários. Este artigo apresenta propostas de localização de detetores baseados na aplicação de um ou de múltiplos detetores, a montante da entrada. Os esquemas propostos são baseados num sistema de sinais luminosos com funcionamento atuado, onde os incrementos dos tempos de verde são avaliados usando, de forma separada por via de entrada, um intervalo crítico entre veículos sucessivos como critério de referência. O nível de desempenho do sistema foi comparado com o resultante dos esquemas de referência do FHWA baseados em detetor único, num caso colocado junto à linha de stop, no outro com localização avançada, recorrendo à plataforma de microssimulação VISSIM. Os resultados comprovam que, face a níveis de procura de tráfego baixos, a utilização de um detetor isolado permite atingir melhor desempenho, traduzido na redução das demoras e do número de paragens por veículo, enquanto para elevados níveis de procura a adoção de múltiplos detetores tende a resultar em melhores resultados.Downloads
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